A salsa é uma erva amplamente utilizada como enfeite ou tempero em várias cozinhas pelo mundo, com destaque na culinária europeia, americana e do Oriente Médio. Por ser uma das ervas aromáticas mais populares da gastronomia mundial, os seus efeitos no corpo humano se tornaram tema de pesquisas em várias instituições acadêmicas, o que levou à descoberta dos seus benefícios para a saúde. Confira alguns:

Fortalece o sistema imunológico

A grande quantidade de vitamina C encontrada na salsa serve como um excelente auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico. A vitamina C desempenha um papel crucial na prevenção de doenças como gripes e resfriados. A salsa também é uma boa fonte de betacaroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o corpo dos radicais livres que aceleram os efeitos do envelhecimento precoce, protegendo a pele.

quais sao os beneficios da salsa para a saude 1

Ajuda a desintoxicar o corpo

Os flavonoides apigenina e miristicina, que são encontrados na salsa, podem ajudar a aumentar a produtividade das enzimas hepáticas responsáveis ​​pela desintoxicação do corpo. Por ser um diurético natural, a salsa se torna uma ótima maneira de desintoxicar o seu corpo ao mesmo tempo em que elimina sintomas como o inchaço e a retenção de líquidos. Dessa forma, esta pequena erva ajuda a limpar o seu sistema urinário e ajuda a aliviar a tensão dos seus rins.

Ajuda a regular os níveis de açúcar no corpo

A miricetina é um composto químico presente na salsa que pode ser usada na prevenção e tratamento natural do diabetes. A miricetina é conhecida pela sua eficácia na redução dos níveis de açúcar no sangue enquanto diminui a resistência à insulina no corpo. Além disso, ela também fornece efeitos anti-inflamatórios e ajuda a reduzir a gordura do sangue.

quais sao os beneficios da salsa para a saude 2

Promove a saúde óssea

A salsa contém uma boa quantidade de vitamina K, que tem a capacidade de fortalecer a matriz óssea. A vitamina K também desempenha um papel crucial na absorção de cálcio e no gerenciamento da excreção urinária de cálcio no organismo.

Combate o mau hálito

Ninguém gosta de conversar com uma pessoa que tem mau hálito. Por isso, caso você sofre com esse problema, talvez seja a hora certa de integrar a salsa às suas refeições. Essa erva possui propriedades antibacterianas que inibem o desenvolvimento de bactérias que promovem o mau hálito na boca. Basta mastigar um raminho de salsa após cada refeição para refrescar o fôlego. Curiosamente, ela também ajuda a tratar a flatulência excessiva.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!