Tchê, como eu gosto de escrever no TriCurioso… Mas que barbaridade! Como vocês devem imaginar, o TriCurioso é um projeto gaúcho, temos equipe de todo o Brasil, porém ele nasceu nos Pampas mesmo e pensando nisso hoje resolvi trazer a origem dessa expressão tão usada por aqui. Vamos lá?

A utilização ta expressão Tchê se deve a nossa colonização, afinal enquanto grande parte do Brasil foi colonizada por portugueses, nós tivemos vivendo em nossas terras os espanhóis graças ao Tratado de Tordesilhas. Na língua espanhola existe a interjeição ‘che’ que é algo semelhante a ‘ei’. Durante o século XVIII tal interjeição acabou sendo incorporada a língua que era falada por aqui que na grande mistura que se tornou nosso país, acabou tornando-se a língua portuguesa do Brasil.

origem expressao tche tricurioso 1

Mas indo mais além, a interjeição che surgiu lááááá atrás a partir do latim caelestis que significa céu, sua pronúncia é tchelestis. Ou seja, caelestis era usado para criar associação com algo celestial, divino, assim demonstrando espanto ou algo admiração. Para compreendermos melhor, seria algo semelhante a dizer hoje ‘menino do céu’ ou ‘homem de Deus’ ou ainda ‘moço do céu’. Porém, dizer caelestis toda a vez seria muito longo, assim sendo abreviada a expressão para che.

Interessante, não é mesmo? Comente!