Nesta segunda-feira (17) Castelbosco, Itália, foi surpreendida com uma inusitada inauguração. O Museo della Merda fica dentro de um antigo castelo em uma fazenda da cidade e lá são abordados diversos usos para o esterco. O idealizador desse bizarro museu foi Giantonino Lucatelli, ele precisava de uma utilidade para as 100 toneladas de fezes que são produzidas pelas suas 2500 vacas produtoras de queijo Grana Padano todo ano.

Em tese a ideia seria recuperar todos os recursos usados na pecuária, utilizando o esterco para produzir a energia utilizada dentro do local. O aquecimento por calefação também utiliza os excrementos, já que uma das etapas para a produção de biogás produz calor, que é reutilizado.

merda4

Além de todo esse reaproveitamento energético, o Museu também traz fotografias, pinturas e ilustrações sobre a natureza, antropologia, arte e ecologia. Muitas das obras também tem em sua composição as tais fezes, como por exemplo as obras de Roberto Coda Zabetta, que em suas obras utiliza pigmentos, resina e, é claro, esterco.

merda2

O museu também tem uma área cujo assunto abordado é o uso medicinal dos excrementos ao longo da história que, quando combinado com plantas, pode ser utilizado para curar doenças.

merda1

Outro fato interessante é a maneira como o dito material pode ser utilizado como material de construção, no museu é possível ver tijolos com grande capacidade de isolamento térmico.

merda3

Caso queira fazer uma visita bastante… excêntrica… quando for a Itália, ele fica entre Milão e Parma, seu endereço é Frazione Campremoldo Sopra – Loc. Castelbosco – 29010 Gragnano Trebbiense (PC). Para agendar uma visita, entre em contato via e-mail: [email protected].