E se os filmes de cinema previssem a realidade? Pois é o que vem ocorrendo em Los Angeles… Lembra do filme “Terremoto – A Falha de San Andreas” que estreou há pouco tempo? Pois é, aquela tragédia pode se tornar real!

Isto porque um relatório do serviço geológico dos EUA alertou o perigo de um grande terremoto que pode atingir o estado da Califórnia. Foi descoberto um vazamento de gás hélio na falha de Newport-Inglewood, a 64 km da falha de San Andreas.

Segundo os pesquisadores, através deste alerta descobriu-se que esta falha é muito mais profunda do que se sabia, um terremoto nesta área seria muito devastador. A chance de que um terremoto atinja a Califórnia com magnitude 8 na escala Richter nos próximos 30 anos aumentou cerca de 7%!

gas-helio-terremoto-san-andreas-tricurioso

Todo este estudo foi publicado via jornal eletrônico da União Geofísica Norte-Americana e Sociedade Geoquímica. Jim Boles, geólogo da Universidade de Santa Bárbara, encontrou provas de que há um vazamento de hélio sobre a superfície da Terra em um trecho de quase 50 quilômetros.

Este gás é bastante primitivo, sendo considerado um vestígio do Big Bang. De acordo com Boles, a falha Newport-Inglewood está localizada em uma zona de subdução onde há uma placa tectônica afundada na outra, ambas com 30 milhões de anos. Por isto os cientistas se surpreenderam tanto com a presença do gás ao longo da superfície.

“Os resultados são inesperados para a área, porque a bacia de Los Angeles é diferente das superfícies onde ocorre a maioria dos vazamentos de hélio”, diz Boles ao site de notícias Daily Mail.

gas-helio-terremoto-san-andreas-tricurioso-2

“Tivemos sorte de que a atividade sísmica na Califórnia tenha sido relativamente baixa ao longo do século passado. Mas sabemos que as forças tectônicas estão apertando continuamente o sistema da falha de San Andreas, fazendo com que grandes terremotos sejam inevitáveis”, disse Tom Jordan, co-autor do estudo e diretor da Southern California Earthquake Center.

gas-helio-terremoto-san-andreas-tricurioso-3

É bizarro, não acha?! Comente!