O que parece ter saído dos livros de J. K. Rowling na verdade é bem real e científico.

Pesquisadores da Universidade de San Diego, Califórnia, acabaram de criar uma tecnologia incrível que é capaz de omitir objetos, parecido com uma das três relíquias da morte do universo de Harry Potter. Esta é a capa mais fina que já foi criada, para isso os cientistas utilizaram um tipo de Teflon antiaderente que suaviza a distorção da luz, modificando a maneira como ela acaba sendo refletida.

“Ao alterar a altura de cada partícula dielétrica, fomos capazes de controlar o reflexo da luz em cada ponto na capa. Estudos anteriores de camuflagem exigiam muitas camadas de materiais para esconder um objeto, o que tornava a capa muito mais espessa do que o próprio objeto que está sendo coberto. Neste estudo, mostramos que podemos usar apenas uma camada para obter os mesmos resultados” explica Li Yi-Hsu, um dos brilhantes cientistas.

Li-Yi-Hsu-Capa-Invisibilidade-TriCurioso

Ele também diz que quando a luz é refletida na tal capa, ela não perde intensidade, o que auxilia muito no conceito de invisibilidade. A ideia por enquanto é apenas teórica, porém o próximo passo é construir um protótipo. Esta tecnologia promete esconder edifícios, cabos em construções e poderá, inclusive, auxiliar na captação de energia solar.

“Nós poderemos mudar a maneira como as ondas de luz são refletidas e, finalmente, concentrar uma grande área de luz solar em uma torre de energia . Também esperamos que essa tecnologia tenha aplicações nas áreas de óptica, design de interiores e até na arte”, completa Yi-Hsu.

Li-Yi-Hsu-Capa-Invisibilidade-TriCurioso-2

Fantástico, não acha?! Comente!