Eu sempre deixei bem claro em meus vídeos no Youtube que sinto muito a falta da Fox Kids, então hoje lancei um vídeo 100% dedicado a contar histórias e curiosidades desse incrível canal que já não existe mais. Bom, a Fox Kids começou como um bloco de um dos canais da Fox Broadcasting Company nos Estados Unidos, porém depois de algum tempo no ar acabou felizmente se tornando um canal fechado dedicado a criançada.

Por que a Fox lançou a Fox Kids? Isso foi uma resposta direta ao boicote que a Walt Disney Company fez ao não manter contrato que tinha com a Fox. Quer que eu explique? Tudo bem… Antes de a Fox Kids existir, a 20th Century Fox fechou uma parceria incrível com a Disney para exibir seus desenhos, o quadro na época se chamava ‘The Disney Afternoon’. Mas acontece que menos de um ano após a assinatura do contrato, a Disney comprou uma rede de tv e resolveu copiar o quadro da Fox para sua nova aquisição, ela também começou a transmitir os mesmos desenhos, causando a fúria dos executivos da Fox.

Então, em resposta a Disney foi lançado em 8 de setembro de 1990 a Fox Kids, um canal incrível com desenhos que não saem da minha memória até hoje. Além de fazer muito sucesso nos Estados Unidos, aqui no Brasil a Fox Kids marcou uma geração inteira de crianças que nos anos 90 possuíam TV fechada. Em 2000, a Folha de S.Paulo fez uma pesquisa e descobriu que quase 27% das crianças assistiam o canal e sua audiência era maior que de grandes marcas como, Globo News e CNN.

foxkids-disney-xd-jetix

Alguns dos meus desenhos favoritos eram: Digimon, Monster Rancher, Medabots, Shaman King, Super Pig, Shinzo, Sorriso Metálico, Sinistro, Ciência Travessa, X-men, Homem-Aranha, Goosebumps, Os Gárgulas, A Família Addams, O Colégio do Buraco Negro, entre outros…

Mas nem tudo são flores… Em 2001, a Fox perdeu o interesse de continuar com o canal infantil pois no mercado norte-americano a Nickelodeon estava muito forte e, por esse motivo, a Fox Kids foi vendida para a Disney. Então um ano depois a Fox Kids passou a se chamar ‘JETIX’. Atualmente o canal se chama ‘Disney XD’ e é usado para transmitir em geral produções da Marvel, empresa que a Disney também adquiriu.

Assista agora um vídeo que fiz com muito carinho onde conto um tanto de coisas sobre a história desse canal e também algumas curiosidades:

Por hoje é só… Espero que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre a Fox Kids. Não esqueça de deixar logo abaixo o seu comentário. 😉

fox-kids-2015