Quem nunca imaginou como funciona o famoso sinal de fumaça… Utilizado por milênios, este foi um imprescindível meio de comunicação em várias fases importantes da história da humanidade, por isso está na hora de aprender como se faz… Vem comigo!

Primeiramente é necessário acender uma fogueira com madeira seca e sem cascas, assim não enviando mensagens até ser necessário. Depois disso, basta jogar ramos de folhas verdes na fogueira para criar bastante fumaça e manipula-la através da remoção e aplicação de alguma espécie de capa, para assim o sinal não ser confundido com uma simples fogueira.

como-fazer-sinal-de-fumaça-tricurioso

O sistema é bastante primitivo e sensível, qualquer brisa pode bagunçar toda a mensagem, porém funcionou muito bem para nativos de Cuba, Austrália e até no Brasil. Porém, nos Estados Unidos, este não foi um eficiente meio de comunicação, já que as tribos nativo-americanas não tinham um código secreto e universal, assim cada tribo combinava sinais simples para passar mensagens. O problema era que logo o exército americano descobria o significado dos tufos de fumaça e terminava com qualquer plano.

como-fazer-sinal-de-fumaça-tricurioso-1

Incrível, não acha? Que tal trocar o Facebook por sinal de fumaça? Hehe… Comente!