Hoje é dia 31 de outubro e, como vocês sabem, é Halloween. A palavra Halloween vem do termo All Hallows’ Even que significa Noite de Todos os Santos. Sua origem vem do povo celta que acreditava que no dia 31 de outubro todos os que morreram naquele ano voltariam para busca-los. Esta seria a única oportunidade de vida após a morte. Com medo, os vivos apagavam todas as tochas e fogueiras, mantendo tudo escuro e desagradável. Então, eles se fantasiavam como monstros e desfilavam pelas ruas fazendo muito barulho e destruindo tudo por onde passavam, para assim assustar os espíritos que procuravam corpos para possuir.

Séculos depois o costume ganhou uma nova prática que foi chamada de souling. No dia 2 de novembro é comemorado o dia de finados, ou dia de todas as almas. Neste dia, os cristãos passavam de casa em casa pedindo soul cakes, ou seja, bolos de almas, estes eram feitos com pão e groselha. Para cada bolo recebido, era necessário fazer uma oração por um parente morto da família que doou o bolo de alma. Também é costume fazer lanternas de abóbora no dia de Halloween, mas este tem uma origem mais amedrontadora. Conta a história que um homem chamado Jack foi o único capaz de enganar o diabo mais de uma vez.

a-verdadeira-origem-do-halloween-tricurioso-1

Ele era um alcoólatra violento e agressivo que, no dia 31 de outubro, bebeu excessivamente e recebeu o diabo para que ele levasse sua alma. Então, desesperado, Jack pede ao menos um último copo de bebida antes de ser levado e o Diabo concede. Porém, o homem alegou não ter mais dinheiro e pediu que o demônio se transformasse em uma moeda, assim que ele o fez, Jack pegou o objeto e o prendeu dentro de sua carteira cujo fecho tinha um crucifixo. O Diabo entra em pânico e ordena que seja retirado dali, porém Jack diz que só o libertará após selar um trato: O Diabo só poderia levar sua alma depois de um ano. Após a troca ser feita, o demônio foi libertado e retornou ao inferno. Após este fato, Jack se torna um novo homem, trada bem sua esposa e filhos, faz caridade e começa a frequentar a igreja. Porém, o ano se passou e o Diabo retornou.

Quando Jack estava voltando para casa, a figura das trevas apareceu exigindo sua alma, mas antes o homem disse que estava com muita fome, portanto o Diabo deveria subir em uma árvore e colher uma maça antes de leva-lo. O ser das trevas mais uma vez concede ao pedido e, deste meio tempo, Jack desenha uma cruz no tronco da árvore, aprisionando o demônio. Humilhado, o Diabo diz que, se libertado, voltará daqui 10 anos, mas Jack acha pouco e diz que não quer vê-lo nunca mais. Eles fazem o trato e o demônio volta ao seu reino. Porém a sorte não estava do lado deste homem, que um ano depois veio a falecer. Infelizmente, Jack não foi aceito no céu, por isso acabou sendo enviado ao inferno. Ao chegar lá e encontrar o Diabo, ele humilhado e enfurecido também não o aceita, o castigando-o. Ele dá a Jack um pedaço de brasa para que esta guie seu caminho pelo limbo.

O homem a coloca dentro de uma abóbora para que ele dure por mais tempo e segue seu caminho. Depois disso, ele passou a ser chamado de Jack da Lanterna. Segundo a lenda, quem conseguir ver uma pequena e fraca luz no dia 31 de outubro significa que acaba de presenciar a passagem de Jack preso no limbo procurando desesperadamente pela saída.

Tenha bons pesadelos…