Sabe aquela piada horrível que você ouviu de seu pai ou amigo e não consegue esquecer? Pois é, parece que sempre que temos de contar uma piada, apenas as piores e mais sem graça vem a nossa mente. Mas por que isso acontece?

Segundo o neurocientista americano Robert Provine, da Universidade de Maryland, após diversos estudos foi chegada a conclusão de que estas são as lembradas por serem extremamente previsíveis. Este tipo de piada segue linhas de raciocínio aos quais o cérebro já está acostumado, assim sendo mais fácil memoriza-la, também é por este motivo que elas não tem a minima graça, a história acaba não surpreendendo no final e, assim, não causa risadas.

por-que-piadas-sem-graça-sao-mais-lembradas-tricurioso-1

As piadas hilárias em geral surpreendem o ouvinte na última frase, quebrando o raciocínio lógico do cérebro e gerando risos, porém nossa memória se prende apenas a parte surpreendente e esquece de todo o resto da narrativa. Ou seja, ao ouvir uma boa piada, o ideal é anotar cada detalhe caso queira conta-la para outra pessoa.

por-que-piadas-sem-graça-sao-mais-lembradas-tricurioso-2

Agora, que tal um desafio? Conte nos comentários a primeira piada que vier a sua cabeça e veremos qual será a mais sem graça… O que acha? 😀