Quem ai nunca fez alguém se assustar que atire a primeira pedra! O susto provoca reações corporais nas pessoas que podem ser incrivelmente engraçadas para quem pratica a pegadinha, mas você sabe o porquê de ela ocorrer? Nós explicamos!

O ato de se assustar acaba acionando a área do cérebro responsável pela regulação das emoções, quando o susto ocorre as glândulas suprarrenais liberam os hormônios adrenalina e noradrenalina que geram diversas reações, estas tem objetivos bastante específicos e úteis para todos nós em momentos de perigo. Em geral, nossas pupilas se dilatam quando nos assustamos, isso para que consigamos captar mais luz e ver melhor o que está acontecendo conosco naquele momento. Também sofremos um aumento do peraltismo, que é o movimento que movimenta a comida pelo corpo, a ideia é que o alimento em processo de digestão seja digerido mais rapidamente, evitando que a comida vá para os pulmões e acabe nos levando a morte.

susto-movimentos-corpo-tricurioso-2

Nossos pelos acabam ficando eriçados e comecemos a suar, isto porque as gotículas de suor dificultam que sejamos agarrados, já os pelos arrepiados assustam o predador. Nossos brônquios também ficam dilatados, isso para que captemos mais oxigênio, isso pode ser primordial caso precisemos correr. Outro processo interessante é a diminuição dos movimentos no intestino grosso, isso para que o organismo capte mais nutrientes e tenha mais energia. E por último, nossa pressão sanguínea pode aumentar muito, isto para que os vasos sofram constrição e nosso coração fique acelerado, assim transportando mais rapidamente a energia e a circulação, evitando hemorragias.

susto-movimentos-corpo-tricurioso-1

Incrível, não acha? Deixe seu comentário logo abaixo 😉