Notícias

Finlândia anuncia que terminará com matérias escolares no país

Finlândia anuncia que terminará com matérias escolares no país

Já imaginou não ter matérias na sua escola? Como será que seria? O que aprenderia? Seria incrível, não acha? A Finlândia concorda, o país há tempos é referência mundial na educação por sua valorização dos professores, das artes e por ter um reduzido número de provas em sua grade avaliativa, mas afora eles iniciaram uma nova missão: terminar com as matérias escolares.

Mas como isso funcionaria afinal? A gerente educacional de Helsinki Marjo Kyllonen explica: “Nós ainda temos escolas ensinando à moda antiga, que foi proveitosa no início dos anos 1900 – mas as necessidades não são mais as mesmas e nós precisamos de algo adequado ao Século 21. E, em uma época em que a trans e a multidisciplinaridade estão com tudo, não há nada mais sensato a fazer do que inserir esta ideia também nas escolas.”

Ou seja, ao invés do estudante aprender matemática ou história, aprenderá fenômenos, ou seja, a Segunda Guerra Mundial será tema para aprender conteúdos geográficos, históricos e até mesmo matemáticos, unindo assim diferentes professores em um estudo multidisciplinar. Hoje, as escolas finlandesas já são obrigadas a disponibilizar ao menos um período que utilize este tipo de ensino, já na capital Helsinki todas as escolas são obrigadas a oferecer dois períodos.

E você, o que acha deste novo tipo de ensino? Interessante? Comente!

Leia Também: