A ideia de negócio é feita em segundos, mas a concretização dela envolve planejamento de dias ou meses. Para que o plano não falhe antes da hora é importante pensar em alguns assuntos básicos o quanto antes possível. Aqui são 5 passos essenciais que cada empreendedor deve lembrar ao abrir uma empresa, seja no âmbito online ou offline.

1.Modelo de Negócio

Toda e qualquer ideia, inicialmente parece que vai dar certo principalmente empreendedores inexperientes começam a executar suas ideias antes de ter um plano bem pensado. O passo mais simples é entrar em contato com o Sebrae local e discutir o modelo de negócio. Os especialistas podem dar orientações para o ramo que pretende entrar e alertar para as maiores dificuldades.

2. Abertura da Empresa

Embora alguns possam considerar desnecessária e preferem ficar na informalidade, a formalização da empresa é uma vantagem, mesmo para os microempreendedores. A abertura de um MEI hoje é muito mais fácil do que antes e pode ser até realizada pela internet no Portal do Empreendedor. É possível faturar até R$81.000,00 e pagar em torno de R$40,00 mensalmente para usufruir de direitos previdenciários e quitar os impostos. Para empreendimentos com objetivos mais altos, a abertura de uma empresa mercantil ou limitada na Junta Comercial é o primeiro passo.

abrir-empresa-passo-a-passo-tricurioso

3. Abertura de Conta Bancária

Uma empresa dificilmente conseguirá funcionar sem conta bancária. Seja para pagar fornecedores ou receber pagamentos de clientes diretos ou por cartão é necessário ter uma conta. Apesar dos bancos brasileiros serem considerados burocráticos e com taxas altas, existem soluções customizadas de todos os bancos grandes (Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Bradesco, etc.) para viabilizar o negócio sem custos absurdos.

4. Planejamento da Contabilidade

No início das operações, o foco geralmente está nas vendas e a organização fica um pouco para trás. Para não correr atrás de prejuízos depois ou se meter em problemas com a Receita Federal, deve manter registros e comprovantes de todas as entradas e saídas de dinheiro e mercadorias. Caso não se sinta capaz de fazer sozinho, pode recorrer a uma contabilidade. Para microempreendedores, o serviço é gratuito.

5. Site e Redes Sociais

O marketing de uma empresa em um Brasil mais informatizado começa com possibilidades de ser encontrado pela internet. O registro, a manutenção, hospedagem e segurança de um site são acessíveis para todo mundo por poucos reais ao mês. Além disso é necessário marcar presença nas redes sociais que seus clientes utilizam, seja Facebook, Instagram ou Twitter. Quanto mais canais de marketing você possa operar melhor para identificar qual o mais bem sucedido.