BannerVideos

A Besta de Gévaudan foi um terrível animal que aterrorizou a França no século 18. Apesar de parecer bastante fantasioso, todos os ataques que ocorreram na época foram devidamente registrados e documentados. Segundo conta-se, ele tinha uma pele avermelhada que emitia um odor insuportável. Sua tática para matar suas vítimas rapidamente era rasgar suas gargantas com os dentes, acredita-se que o monstro fez cerca de 210 ataques que resultaram em 113 mortos e 49 feridos. Um fato bizarro é que 98 de suas vítimas foram parcialmente comidas.

besta-gevaudan-eutesalvo-tricurioso-1

Uma das histórias registradas é de 1764 quando uma jovem foi atacada pela grande fera em uma floresta. Apesar de bastante ferida, ela sobreviveu e pode contar que o monstro tinha o tamanho de um bezerro, peito largo, pescoço robusto, orelhas eretas, focinho de galgo, boca negra com dois dentes bastante afiados, cauda franjada e uma lista branca no auto da cabeça. Ele também dava grandes saltos. Apesar dos ataques terem começado em Gévaudan, em 30 de junho de 1764 Jeanne Boulet foi assassinada próxima a Langogne. Ela tinha 14 anos e, desde então, apenas pessoas mais jovens eram mortas, nenhuma com mais de 36 anos. Todas elas eram decapitadas ou estripadas.

besta-gevaudan-eutesalvo-tricurioso-3

Várias grandes caçadas foram organizadas na época para matar este grotesco animal, em geral organizadas por grandes nobres, porém todas fracassaram. Todas essas mortes acabaram chegando até a Corte em Paris e o rei Luís 15 decidiu que ofereceria 6 mil libras ao corajoso homem que conseguisse matar a besta. Então, em 21 de setembro de 1765 o monstro foi finalmente abatido por Antoine Marques, ele pesava 64 quilos, tinha 87 centímetros de altura, 183 centímetros de comprimento e foi chamado de Le Loup de Chazes. Segundo registros da época, o próprio Antoine escreveu “Nós declaramos pelo presente relatório, assinado por nossas mãos, que nunca vimos um lobo tão grande que poderia ser comparado a este, é por isso que nós estimamos que esta poderia ser a besta temível que causou tanto dano.”

besta-gevaudan-eutesalvo-tricurioso-2

O corpo da fera foi levado a Versalhes onde foi empalhado e Antoine foi recebido como grande herói da França. Mas em 2 de dezembro do mesmo ano, duas crianças sofreram novos ataques e ficaram gravemente feridas, depois disso mais e mais casos começaram a aparecer e novas caçadas foram montadas. Desta vez, quem pegou a Besta foi Jean Chastel que deu um tiro durante uma destas caçadas organizadas, tudo em 19 de junho de 1767. Segundo dados, este pesava 58 quilos e foi morto por uma bala de prata benzida por um padre, dando origem ao que depois foi chamado de buscas ao lobisomem. Desta vez, para comprovar que realmente tinham achado o culpado, abriram a fera e lá encontraram restos mortais de seres humanos. Neste momento, o talvez lobo foi chamado pela primeira vez de Loup-Garou, ou seja, lobisomem.

https://www.youtube.com/watch?v=Zu1Be6cKjeY

Gostou? Então não esqueça de se inscrever no EuTeSalvo!