BannerVideos

Esta malfadada ilha fica localizada a apenas 3 quilômetros dos famosos palacetes do Grand Canal de Veneza, ela tem cerca de 17 acres e foi utilizada para diversos fins ao longo da história. No local existe uma grande muralha octogonal que foi construída no século 14 com a intenção de frear os invasores genovenses, anos depois a estrutura foi usada para soldados britânicos emboscar franceses durante as guerras napoleônicas, na época era muito comum queimar os corpos dos combates na costa. Depois da primeira leva de mortes naquele terreno, Poveglia acabou sendo utilizada como lazaretto, local onde moribundos passariam seus últimos dias. Durante a Europa Medieval diversas pestes e doenças graves começaram a ser disseminadas em função da falta de saneamento e da grande concentração de pessoas em um mesmo local. Como forma de controle destas epidemias, o governo da época decidiu criar estruturas de exílio onde os suspeitos de portar alguma doença seriam postos em quarentena.

ilha de poveglia euteconto tricurioso 1

Primeiro apenas viajantes eram colocados lá, porém conforme a Peste Negra foi se espalhando qualquer um que fosse suspeito de porta-la para a ilha era enviado, mais de 160 mil doentes passaram por Poveglia. Apesar de parecer assustador, na época existiam acomodações para estas pessoas, elas eram bem alimentadas e cuidadas, tinham até mesmo um serviço de correio do qual podiam utilizar. O problema era que estas doenças eram gravíssimas e centenas de pessoas faleciam por conta disto, este fato fez com que valas comuns fossem cavadas e corpos fossem queimados para que houvesse rápida liberação de espaço, assim trazendo mais mortes ao solo da ilha. Seja por efeito das altas febres ou pela realidade, muitos dos doentes alegavam ser importunados por fantasmas que já habitavam a ilha, os quartos e as camas, porém este quadro só piorou com o passar dos anos. Depois de certo tempo de inatividade, em 1922 o local se tornou casa de repouso para idosos, quer dizer, esta era a teoria. Na prática, o local servia para exilar idosos indigentes e doentes mentais, lá dizem que um certo médico realizava cruéis experiências que iam muito além da terrível lobotomia em seus pacientes, assassinando centenas de inocentes. Reza a lenda que espíritos furiosos cercaram este médico, o levando até a torre do sino de onde foi empurrado para a morte. Em 1968 este bizarro asilo foi fechado, mantendo até hoje sua estrutura no local.

ilha de poveglia euteconto tricurioso 4

Estudiosos dizem que 50% do solo de Poveglia seja composto por restos humanos e cinzas, sendo o local mais assombrado de todo o mundo. Por este motivo, a ilha tem se mantido fechada ao público, proibindo a entrada de visitantes. Em 2014 o governo italiano decidiu que deveria leiloar Poveglia, na verdade a ideia seria arrendar o local por 99 anos para que algum empresário bem-sucedido pudesse criar um grande hotel de luxo e, assim, acabar com a má fama do lugar. Luigi Brugnaro chegou a fazer uma oferta de cerca de 400 mil euros, porém logo desistiu da compra… Por que será? Eu definitivamente o aconselharia a ficar longe de tão malfadadas terras.