Quem ai não adora um GIF? Eles divertem nossas timelines e deixam sempre nosso dia mais colorido! <3 A grande vantagem do GIF é seu comprimento, isto porque em geral são bastante curtos e suficientes para para relembrar todo um filme ou rir de alguém caindo.

Porém um artista da Finlândia chamado Juha van Ingen teve uma ideia bizarra, maluca e um tanto excêntrica: criar um GIF que durará MIL ANOS! A ideia é que o mesmo só termine de ser exibido em 3017! Este GIF é formado por 48 milhões 140 mil e 288 quadros que duram 10 minutos cada e é composto por um fundo preto com números que representam uma contagem, disse o artista que a simplicidade da obra é proposital que foi batizada de “ASLAP” ou “As Long As Possible” (O Mais Longo Possível).

ASLAP gif longo mundo tricurioso 1

“O GIF é a forma mais simples de animação existente no formato digital. Se parece um impossível que uma animação simples possa ser mantida por tanto tempo, então o que acontece com todas as outras informações que temos? Nossas imagens, sons, filmes, arquivos e assim por diante?” duz van Ingen.

E quando digo OBRA é porque realmente é uma obra, este GIF esta em exposição no Museu Kiasma de Arte Contemporânea na Finlândia, eles além de comprar os direitos de exibição da obra também garantiram que nada ocorrerá que possa interromper o GIF de ser exibido pelos próximos 1000 anos. O computador que exibe a ASLAP pode até dar pane, porém o artista criou uma cápsila do tempo onde o arquivo está armazenado, já no museu existem várias telas exibindo ao mesmo tempo a imagem para que se um der algum tipo de pane, outros estarão o executando também.