Você sabia que existe uma parte do mundo em que os mortos convivem com os vivos diariamente? Cerca de 1 milhão de pessoas que vivem em Tana Toraja, ilha de Sulawesi na Indonésia, ainda vivem com seus entes queridos que já faleceram.

Depois que alguém da família morre, pode-se passar meses e até anos para que o funeral ocorra, neste meio tempo a família cuida do corpo como se o ente querido estivesse apenas doente. São levados a eles cigarros, comidas e bebidas duas vezes por dia. Eles também são limpos e trocam de roupas regularmente, além de possuírem no canto do quarto um local onde possam fazer suas necessidades básicas. Os mortos nunca são deixados sozinhos ou no escuro, isto tudo porque a família teme ser assombrada pelo que se foi.

indonesia mortos em casa tricurioso 2

Para manter o cadáver conservado, são utilizadas folhas e ervas que são esfregadas em seu corpo, isto além do próprio formol. Outros parentes e amigos vão constantemente visitar a pessoa que morreu, além de ligar para saber se está tudo bem. Eles acreditam que o cadáver tem a capacidade de ouvir tudo o que ocorre ao seu redor.

Então, finalmente chega a hora de executar o funeral que não é nada simples. Lá, os Torajans guardam verdadeiras fortunas ao longo da vida para que tenham uma morte luxuosa. Aqui vem um ponto importante, o falecido terá seu funeral apenas quando a família estiver pronta tanto financeiramente quanto emocionalmente, dando mais espaço para o luto e a dor da perda. O funeral deve ser grandioso porque, segundo a crença local, é neste momento que finalmente a alma deixa a Terra e começa sua longa jornada até Pooya, o estágio final quando finalmente a alma reencarna.

Quando o dia chega, o corpo do morto deixa a casa com uma grande procissão em torno do vilarejo, quanto mais rica for a família do falecido, maior e mais elaborada será a cerimônia. Em geral são sacrificados muitos búfalos e porcos e o evento pode durar vários dias. Quanto mais búfalos puderem ser sacrificados, melhor, isto porque os Torajans acreditam que são eles que carregarão a alma até Pooya e quanto mais animais, melhor será para quem faleceu.

indonesia mortos em casa tricurioso 1

Os funerais são cheios de vida, múscia e dança, além de muita comida e bebida. Então chega a hora do ‘enterro’. Lá dificilmente um corpo será enterrado sob a terra, em geral eles ficam em túmulos da família ou colocados em cavernas, tanto dentro quanto fora. Em geral estas cavernas abrigam diversos corpos e caixões, então não é raro encontrar esqueletos por lá. Mesmo após o ritual, amigos e famíliares continuam levando ao corpo cigarros, dinheiro e comida.

E além de tudo isso, ainda existe mais um ritual chamado Ma’nene ou Purificação dos Corpos. A cada dois anos os túmulos são abertos e os corpos retirados para mais uma grande cerimônia onde são oferecidos ao morto diversos presentes e também feitas fotos de família com os mesmos. Antes do falecido voltar ao túmulo, ainda são sacrificados vários búfalos em sinal de boa sorte. O que achou de todo este ritual? Comente! 😀 Não me deixe falando sozinha!!! =D