Muito se ouve sobre a grande discussão: Quem realmente inventou o primeiro avião? A verdade é que você pode mesmo ficar orgulhoso, porque o real inventor foi o brasileiro Alberto Santos Dumont. Seu avião chamado 14-Bis foi o primeiro a realizar um voo completo que incluía decolagem, permanência do ar e pouso sem necessidade de rampa de lançamento. Quem determinou estas regras foi o Aeroclube Francês e também foram eles que determinaram que o voo dos Irmãos Orville e Wilbur Wright não valeu.

Isso porque por mais que tenham tentado reivindicar o recorde, seu avião no pode ser classificado já que precisou de uma espécie de catapulta para decolar. Isso fora o fato do voo não ter sido auditado por um juri. Ou seja, não adianta os americanos reclamarem, reivindicarem ou nos difamarem porque o primeiro avião a ser criado e funcionar foi criado por um BRASILEIRO!

quem realmente inventou aviao tricurioso 1

O avião 14-Bis decolou em 12 de novembro de 1906 em Paris e teve uma multidão como testemunha. Além do Aeroclube da França ter autenticado o fato, a Federação Aeronáutica Internacional (FAI) também reconheceu como o primeiro voo da história. O 14-Bis atingiu 220 metros e voou por 21 segundos a uma velocidade média de 37,4 Km/H. O mais interessante é que poucos dias antes Dumont fez uma espécie de voo-teste que não foi oficialmente registrado. Nessa oportunidade o inventor voou por cerca de 60 metros atingindo a altura de 2 a 3 metros.

Então, curtiu essa injeção de orgulho brasileiro? Comente!