É sagrado começar o dia com um delicioso café forte para acordar. Também é sagrado aquele cafezinho depois do almoço para ajudar na digestão, isso além do café que você toma no lanche da tarde e também daquele cafezinho pós-jantar. Ufa, é muito café para um dia só… Mas afinal, será que café vicia mesmo?

Parece que sim, meu amigo! Quando consumido de maneira sábia e moderada, o café possui inúmeras vantagens para a saúde. Além de ser bom para o coração, também melhora o humor, garante energia e auxilia no combate da depressão. A cafeína atua diretamente no sistema nervoso central, assim chegando a corrente sanguínea rapidamente. Quando atinge o córtex cerebral, já começa a diminuir a sensação de fadiga, aumenta a concentração e oferece mais disposição.

cafe vicia tricurioso

Porém, infelizmente quando consumido em excesso a bebida quente pode viciar. Isto porque a cafeína possui substâncias que atuam no cérebro de maneira muito semelhante a nicotina e outros tipos de drogas. Quando a dependência ocorre, sintomas de abstinência começam a surgir como tremores, dores de cabeça, tontura e ansiedade. O abuso da cafeína também pode causar palpitações, aumento da frequência cardíaca e insônia. Mas fique tranquilo, estudos demonstram que a quantia ideal de café para se tomar em um dia são 4 xícaras.