Vai dizer que nunca teve curiosidade em saber como é feito o aerossol? Pois é todos nós temos essa dúvida, mas hoje isso acaba, então vamos lá…

O aerossol é simplesmente uma mistura de dois líquidos guardados na mesma lata. Um deles é basicamente o produto em sí, como o desodorante, inseticida, spray entre outras, já o outro é o propelente, na qual é a substância responsável em espirrar o produto para fora.

Mas o que exatamente seria um propelente? Basicamente um gás liquido, e ele é a chave para seu produto funcionar. Como o gás recebe uma pressão tão alta, ele acaba se comprimindo dentro da lata, se transformando em uma especie de líquido, e aí na hora que apertamos o recipiente para espirrar a pressão dentro do frasco é tão grande que o líquido vira realmente um gás e como seu volume ocupa todo o frasco parte dele é ejetado para fora. Legal, não?

E é por esse motivo também que a lata fica gelada, o físico Cláudio Furukawa define como:

“Para que alguma substância consiga passar do estado líquido para o gasoso, ela precisa consumir energia de algum lugar. No caso do aerossol, a energia é tirada do calor da lata. Por isso, a temperatura dela diminui”

Antigamente se usava os famosos CFCs, no qual desempenhavam bem o papel de propelente mas eram considerados perigosos, pois prejudicavam a camada de ozônio, hoje em dia se usa o GLP, abreviação para gás liquefeito de petróleo.

Handsome man spraying deodrant InesBazdars

E aí, gostou do post? Comente logo abaixo 😀