Se eu te perguntar que inventou o mouse de computador, você saberia me responder? Não? Pois é, quase ninguém sabe. Muitas pessoas acham que foi o renomado, Steve Jobs pelo motivo de que seu computador Apple Macintosh, de 1984, ser o primeiro na história a possuir um mouse e bombar.

O primeiro mouse surgiu no ano 1963, nos laboratórios da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos pelo o engenheiro eletricista Douglas Engelbart (1925-2013). O objetivo segundo o engenheiro era aumentar o intelecto humano, naquela época o mouse possuía rodas, só fazia linhas verticais e horizontais e continha apenas um botão.

O rotor usado atualmente para a movimentação do mouse foi criado alguns anos depois quando a Xerox decidiu contratar o companheiro e considerado braço direito de Douglas Engelbart, Bill English para criar seus primeiros computadores. O protótipo da Xerox Alto foi lançado em 1973, no qual já vinha com um mouse semelhante aos do dia de hoje.

computador xerox alto tricurioso

O primeiro computador com mouse foi o o Xerox Star, lançado em 1981, mas a popularização do mouse só veio após Jobs o utilizar em seu projeto.

mouse primeiro

Gostou da curiosidade? Comente logo abaixo 😀