Nesta quinta-feira (14) a Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) anunciou ter encontrado um oitavo planeta no sistema Kepler-90, o batizando de Kepler-90i. Ele orbita ao redor de uma estrela maior e ainda mais quente que o Sol, sendo extremamente semelhante ao nosso Sistema Solar.

Para fazer esta descoberta, a NASA utilizou o telescópio Kepler e também inteligência artificial desenvolvida em parceria com o Google. Este novo planeta descoberto é o menor daquele sistema, porém mesmo assim é cerca de 30% maior que a Terra. Ele também fica muito mais próximo da estrela central do que nós, tendo uma temperatura média na superfície de 423 ºC.

Segundo a Agência, o sistema Kepler-90 é como uma mini versão do nosso sistema, isto porque também é composto por 8 planetas que orbitam ao redor de uma estrela, porém a grande diferença é que eles estão muito mais próximos um dos outros do que nós. Para ter ideia, o planeta Kepler-90i leva apenas 14,4 dias para girar em torno de sua estrela enquanto a Terra leva 365 dias. A estrela Kepler 90 fica a mais ou menos 2500 anos-luz da Terra na constelação de Draco.

kepler90 tricuriso

Então, o que achou desta incrível descoberta? Comente! 😀