Quem ai nunca viu ou entrou em um Sebo para comprar livros usados que atire a primeira pedra. Sebo sempre me lembra quando Michael Wazowski chama o Randall Boggs em Monstros S.A de seboso logo no início da animação. Mas afinal, de onde veio esta palavra tão excêntrica?

Sebo, no dicionário significa “produto de secreção das glândulas sebáceas, composto de gordura, ceratina e detritos.” Ou seja, gordura. Alguns dizem que a palavra Sebo foi atribuída aos livros porque quando não havia luz elétrica, as velas derretiam e os engorduravam. Porém, historicamente esta palavra começou a se difundir no país após 1960 quando já havia luz.

Sebo

A explicação mais aceita vem do escritor e etimologista Sérgio Rodrigues e também do herdeiro do Sebo Brandão (criado em Recife há cerca de 60 anos). Eles sugerem que a palavra começou a ser usada como uma brincadeira já que os livros antigos já haviam sido muito manuseados e ficavam sujos, gordurosos, sebosos (igual o Randall). Além disso, segundo Brandão, seu pai foi o primeiro livreiro do Brasil a utilizar o termo, ele conta que os estrangeiros o chamavam de Mr. Sebo pois achavam que este era seu nome (devido ao nome da loja).

Então, gostou desta curiosidade incrível? Comente!