Todos nós ja ouvimos falar na secreta e obscura caixa-preta, equipamento responsável por registrar tudo o que ocorre dentro das cabines dos aviões. Ela é de extrema utilidade em caso de acidentes aéreos já que guarda em si a solução e é capaz de apontar o que realmente aconteceu nos ares antes do avião cair.

Como bem vimos, a caixa-preta é muito importante, logo localiza-la após um grande acidente se torna prioridade. Por isso, ela precisa ser extremamente visível e se fosse literalmente preta, ficaria muito difícil acha-la. Por isso, esse tão importante objeto é laranja com grandes fachas fosforescentes que refletem luz.

Mas quem inventou este nome tão curioso? Ele surgiu na década de 50 quando os circuitos eletrônicos dos aviões eram guardados juntos em certos compartimentos. Na verdade, o nome correto da caixa-preta é ‘Flight Data Recorder’ ou, em tradução livre, gravador de dados do voo. Como na época ninguém nem imaginava como funcionavam estes curiosos circuitos, popularmente a tecnologia começou a ser chamada de caixa-preta em referencia ao obscuro, secreto e desconhecido.

por que caixa preta laranja tricurioso 1

Como sabemos, o apelido pegou e hoje todos conhecemos o equipamento como caixa-preta. Legal, não acha? Comente!