Em 2002 a atriz Salma Hayek relembou ao mundo a grande história de Frida Kahlo, pintura mexicana de posição marcante e olhar memorável. Foi este o filme (chamado Frida) que rendeu a Salma o Oscar de Melhor Atriz. Apaixonada pela história da grande artista, foi a atriz a primeira a se manifestar com tristeza sobre a representação de Frida em forma de Barbie com olhos claros e sem as sobrancelhas unidas. WHAT?

No Instagram, Salma escreveu: “Frida Kahlo nunca tentou ser ou parecer com ninguém. Ela celebrou sua singularidade. Como puderam transformá-la numa Barbie? Não posso acreditar que fizeram uma Barbie com nossa Friducha que nunca tentou se parecer com ninguém e sempre celebrou sua originalidade.”

#fridakahlo never tried to be or look like anyone else. She celebrated her uniqueness. How could they turn her into a Barbie No puedo creer que hayan hecho una Barbie de nuestra Friducha que nunca trató de parecerse a nadie y siempre celebró su originalidad ????????#body image

Uma publicação compartilhada por Salma Hayek Pinault (@salmahayek) em

Além desta manifestação de peso contra a decisão da Mattel, Mara Romeo – sobrina-neta de Frida Kahlo e também sua representante legal e responsável pelos seus direitos de imagem – se manifestou através das redes sociais dizendo que não foi informada sobre o projeto e que a empresa não tinha sua autorização para utilizar a imagem da pintura. Veja o comunicado completo logo abaixo.

Esta edição da Barbie faz parte de uma nova linha cujo nome é ‘Mulheres Inspiradoras’. Nesta mesma linha também estão Barbies que representam a aviadora Amelia Earhart e a cientista espacial Katherine Johnson. E você, o que achou da representação da Frida Kahlo? Comente!