Elon Musk, o bilionário fundador da Tesla, SpaceX e muito mais, certa vez teve uma ideia muito interessante que revolucionaria a forma como nos transportamos e a colocou em domínio público. Ou seja, quem quiser pode utiliza-la e explora-la até conseguir torna-la possível. E foi isso que a Hyperloop TT fez e está expandido suas pesquisas aqui no Brasil.

Nesta sexta-feira (6) foi inaugurado seu centro global de pesquisas em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte (Minas Gerais). O centro possui cerca de 22 mil metros quadrados e tem como objetivo pesquisar e desenvolver novas soluções para transporte e logística do mundo todo.

A Hyperloop TT é conhecida nos Estados Unidos pelo desenvolvimento de ‘trens a vácuo’ e possui um nome semelhante a diversas outras empresas do mesmo ramo – que é justamente o conceito chave da ideia de Musk. A ideia seria desenvolver um modelo de transporte coletivo que trafegaria em altíssima velocidade. Ou seja, o passageiro ou a carga seriam colocados em uma cápsula e lançados através de tubos vedados em alta velocidade.

HyperloopTT centro de pesquisa brasil tricurioso 1

Por enquanto, não há previsão da chegada desta tecnologia por aqui. A ideia do centro é desenvolver soluções logísticas para a própria Hyperloop TT e para clientes. Ele é fruto de uma parceria entre o governo de Minas Gerais, município de Cotagem e a própria Hyperloop TT. O setor público cedeu o terreno para construção das instalação que promete movimentar cerca de R$1 bilhão no setor de transporte e logística em até 3 anos.

O investimento inicial será de R$26 milhões entre subsídios estatais, dinheiro de investidores particulares e a própria organização. Atualmente, seu primeiro protótipo de trem a vácuo está sendo construído na Espanha e os testes devem ser iniciados na França ainda em 2018.

Sensacional, não acha? Comente!