Toda casa brasileira possui ao menos uma televisão. Do tipo antigo de tubo a SmartTV, este virou um item de prioridade  a hora de montar seu lar-doce-lar. Mas você já parou para pensar em quem inventou a televisão? Conhece essa história?

Também chamado de TV ou Televisor, o nome televisão tem uma origem dupla. Tele (τῆλε) vem do grego e significa distante, já visão vem de visione do latim. Pra quem não sabe, a televisão funciona através de uma análise e conversão de luz e som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão. As câmeras e microfones captam informações audiovisuais que em seguida são convertidas de formato e difundidas por meio eletromagnético ou elétrico, seja por cabo ou satélite.

O primeiro inventor a idealizar a televisão foi Philo Farnsworth, um jovem nascido nos estados unidos que desenvolveu o primeiro projeto funcional. Após criar seu primeiro protótipo, a gigante RCA (responsável pelo império da comunicação através do rádio) logo começou a se mexer já que queria ser a magnata também das televisões.

quem inventou televisao tricurioso

Esta foi a primeira televisão produzida em série, seu modelo é RCA 630-TS e foi vendida entre 1946 e 1947.

Após pesquisar e tentar reproduzir a ideia de Farnsworth por algum tempo, finalmente a RCA encontrou o inventou Vladimir Zworykin que conseguiu desenvolver um projeto muito parecido, porém a mesma possuía graves problemas de imagem. Ao descobrir isso, Farnsworth começou a mover uma ação judicial contra a RCA que foi facilmente atrasada pelos excelentes advogados da empresa.

Só após muitos meses o processo finalizou, assim atribuindo a primeira patente da televisão a Philo Farnsworth em 1922. Infelizmente, ele não possua verba para reinvestir e melhorar sua ideia até que começou a beber demais e tornou-se alcoólatra. Da década de 40 ele não possuiu o dinheiro necessário para renovar a patente, assim dando a RCA o direito ao livre acesso a seus registros e pesquisa.

Então, aós a criação da NBC, a primeira patente da televisão foi atribuida a Vladimir Zworykin que havia a feito em 1923. Você sabia que o início da história da televisão havia sido tão caótico? Comente!