Curiosidades

Por que motores de carros tem sua potência medida em cavalos?

Quem ai já ouviu aquele tio falando que seu Mustang dos sonhos possui 466 cavalos com certeza deve ter ficado confuso. O que isso significa? Por que motores de carros tem sua potência medida em cavalos? Fique calmo, a gente te conta!

Este nome foi dado em decorrência do importante papel que cavalos desempenhavam nas minas de carvão inglesas durante o século XVIII. Antes de existir o motor a vapor, os responsáveis por movimentar o carvão dentro das minas eram nossos queridos animais de quatro patas e belo pelo. Isso acontecia por meio de um sistema de cordas e roldanas que puxavam baldes cheios de carvão. Logo, nada mais justo do que comparar a força que os cavalos exerciam para movimentar esse maquinário com a potência dos carros modernos.

Foi o inventor escocês James Watt o responsável por essa nomenclatura. Ainda no século XVIII, Watt trabalho no desenvolvimento deste novo tipo de motor e, para isso, calculou que um cavalo tinha a força para erguer sozinho 100 quilos de carvão a certa altura por minuto. Então, para generalizar a medida, o inventor aumento a carga em 50% e a chamou de ‘um cavalo de potência’ que seria correspondente a levantar 150 quilos por 30 metros de altura por minuto. Com o tempo, a unidade de medida começou a ser apresentada através da sigla HP (Horse-Power, ou Potência de Cavalo).

Bacana, não acha? Você já sabia disso? Comente!

Participe! Deixe seu comentário...

Você também pode gostar de