Quem ai já ouviu aquele tio falando que seu Mustang dos sonhos possui 466 cavalos com certeza deve ter ficado confuso. O que isso significa? Por que motores de carros tem sua potência medida em cavalos? Fique calmo, a gente te conta!

Este nome foi dado em decorrência do importante papel que cavalos desempenhavam nas minas de carvão inglesas durante o século XVIII. Antes de existir o motor a vapor, os responsáveis por movimentar o carvão dentro das minas eram nossos queridos animais de quatro patas e belo pelo. Isso acontecia por meio de um sistema de cordas e roldanas que puxavam baldes cheios de carvão. Logo, nada mais justo do que comparar a força que os cavalos exerciam para movimentar esse maquinário com a potência dos carros modernos.

por que cavalos medem potencia motores tricurioso

Foi o inventor escocês James Watt o responsável por essa nomenclatura. Ainda no século XVIII, Watt trabalho no desenvolvimento deste novo tipo de motor e, para isso, calculou que um cavalo tinha a força para erguer sozinho 100 quilos de carvão a certa altura por minuto. Então, para generalizar a medida, o inventor aumento a carga em 50% e a chamou de ‘um cavalo de potência’ que seria correspondente a levantar 150 quilos por 30 metros de altura por minuto. Com o tempo, a unidade de medida começou a ser apresentada através da sigla HP (Horse-Power, ou Potência de Cavalo).

Bacana, não acha? Você já sabia disso? Comente!