Parece ficção, exatamente como em Fragmentado, porém na história já houve uma mulher diagnosticada com incríveis 16 personalidades. Seu nome era Shirley Ardell Mason. Ela foi uma artista, professora e também paciente psiquiátrica. Sua história serviu de inspiração para o livro Sybill que mais tarde recebeu duas adaptações para o cinema, uma em 1976 e outra em 2007. Tanto nos livros quanto no filme seu nome foi modificado para Sybil Isabel Dorsett na tentativa de proteger sua identidade.

mulher com 16 personalidades shirley mason tricurioso 1

Shirley nasceu em Dodge Center, no estado de Minnesota e a era filha única do casal Walter Mason e Martha Alice. Na região ela era conhecida como A Estranha, isto porque possuía um comportamento extremamente instável, gritava nas ruas, ria de forma estranha e assustava as pessoas. Com o tempo, descobriu-se que sua mãe sofria de esquizofrenia e, além disso, também abusava de Shirley. Sua infância infeliz resultou em um Transtorno de Personalidade Múltipla jamais viso antes, sendo identificadas 16 diferentes personalidades na jovem, isso graças a sua consciência que através do sofrimento se desintegrou em diversos fragmentos.

Foi a Dra. Cornelia B. Wilbur que a diagnosticou, porém após um tempo a psiquiatra foi acusada por ter drogado e manipulado a jovem durante as sessões na tentativa de inserir memórias falsas em sua mente. Shirley Ardell Mason faleceu em 1998 em decorrência de um câncer de mama. O que achou da história de Shirley? Comente!