Uma hora todo adolescente terá que passar pelo ENEM, uma prova que é aplicada de ano em ano que avalia seu desempenho de acordo como que foi ensinado no ensino médio. A nota no ENEM é fundamental para conseguir uma bolsa do ProUni (Programa Universidade para Todos) e desde 2010, o exame, é obrigatório para a solicitação do FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

Algumas faculdades particulares também dão bolsa de estudos de acordo com sua nota no Enem, então é de suma importância fazer a prova, já que qualquer ajuda para entrar em uma faculdade é bem-vinda.

Recentemente as inscrições para o Enem 2018 foram abertas então se você está no ensino médio, principalmente no último ano, lhe aconselho a se inscrever. Alguns alunos que estudam em escola pública acabam não precisando pagar a taxa, caso contrário, a inscrição custará R$82,00. A prova deste ano será aplicada nos dias 4 e 11 de novembro.

Resultado de imagem para enem

O que é cobrado no exame?

A prova do Enem conta com 180 exercícios de múltipla escolha, sendo elas dividas em quatro partes, e uma redação, o conhecido “Terror do Enem”. Cada uma das partes da prova possui 45 questões sendo elas de:

  • Linguagens e códigos: Onde são cobrados conhecimentos de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira (inglês ou espanhol).
  • Ciências humanas: Que traz questões de geografia, filosofia, história e sociologia.
  • Ciências da natureza: Que aborda perguntas sobre biologia, química e física.
  • Matemática

Sobre a redação

Conhecida por ser o terror do Enem, a redação é aplicada da seguinte forma: Você receberá um tema na hora e poderá escrever seu texto. O que assusta na redação é o fato de não sabermos o que esperar já que o tema é dado na hora, então temos que ficar atentos aos principais acontecimentos do mundo, rezando para cair algo que você saiba como argumentar. A nota máxima da redação é 1000 pontos… quem conseguir… é FERA!

Resultado de imagem para enem

Uma curiosidade interessante sobre o Enem é que ele foi criado no ano de 1998 e naquela época a participação era voluntária, tendo desde modo 157 mil inscrições. Já em 2001, os alunos de escolas públicas poderiam fazer a prova sem pagar taxa alguma.

Não se atrase

Todo ano tem Enem e todo ano temos as pessoas que chegam atrasadas. Enem não é brincadeira, então eu te aconselho a colocar umas 20 vezes o despertador… Lembre-se, se perder esse ano só poderá fazer a prova no próximo. O que você achou? Comente logo abaixo… Ah, e boa prova 😀