A resposta para o título dessa matéria é simples: Como gosto é algo extremamente pessoal… Para mim sim, o Tibia é sem sombra de dúvidas o melhor game que já joguei, porém para você… PROVAVELMENTE não.

Para quem não sabe, Tibia é um game multijogador (MMORPG) criado pela empresa alemã CipSoft. Seu desenvolvimento se iniciou em 1995 como um trabalho de faculdade até que em janeiro de 1997 foi lançado oficialmente como game, vale lembrar que esse é um dos primeiros games multiplayer do mundo!

Outra curiosidade interessante é que o jogo foi desenvolvido em programação C++ e atualmente possui versões para Linux, Windows e Mac. Saiba também que antes do Tibia, praticamente todos os outros games RPG possuíam apenas texto, NADA de gráficos, ou seja, seus três criadores conseguiram fazer história ao lançar um RPG com gráficos e ONLINE numa época em que poucas pessoas possuíam internet em casa.

jogando tibia multiplayer

Quando comecei a jogar Tibia?

Lembro até hoje o MOMENTO EXATO que conheci esse game, minha primeira reação foi: “Que joguinho mais SEM GRAÇA”. Era uma tarde de final de semana, estava eu e minha prima em seu quarto, ela estava muito animada me contando como aquele game era bom e viciante, muitas quests, amigos… Até que… Uma Amazon chega e mata sua personagem! Num primeiro momento ela ficou furiosa, já que achou que havia sido morta por um outro player… Sim, ela ainda era noob.

No final do dia voltei para casa e baixei o Tibia em meu computador, na época o jogo estava na versão 7.5 ou 7.6, ambos foram lançados em 2005. Ou seja, já se passaram 13 anos desde que criei meu primeiro personagem, seu nome era Dudu Castro, profissão Druid e o mundo que escolhi foi Balera (Atualmente esse mundo deixou de existir já que foi mesclado com outros há alguns anos).

Por que Tibia é meu game favorito até hoje?

Joguei todos os dias por anos, da versão 7.5/7.6 até a 8.6. Na época acabei parando pois todos os mundos de Tibia estavam sofrendo constantes ataques DDoS, o que fazia todos os players morrerem quando estavam caçando. Outro motivo que me afastou do game foi a chegada de BOTs, players que usavam programas não oficiais que faziam com que seus personagens ficassem upando de level 24h por dia. Isso estragou o jogo, pois todas as área de caça estavam lotadas com “robôs”.

Porém, esse ano fique sabendo que FINALMENTE a CipSoft, criadora do Tibia, conseguiu eliminar os BOTs – ou quase todos! Assim que soube da notícia resolvi baixar o cliente, que hoje está na versão 11.75. O que posso dizer é que o game melhorou muito, claro, seu gráfico continua o mesmo – incrível para qualquer jogador antigo de Tibia. A jogabilidade melhorou, muitas ações repetitivas agora podem ser feitas com apenas um clique, o que deixou o jogo mais fluido e menos cansativo.

tibia 2018 curiosidades

O fato principal é que o Tibia foi um jogo que joguei por muitos anos, eu e minha irmã éramos muito novos quando começamos a nos aventurar por quests e áreas de caça com nossos personagens, eu com meu Druid e minha irmã com sua Paladino que usava espada… (hehe, MUITO NOOB). Esse game é MUITO viciante e marcou minha vida, mesmo hoje com quase 26 anos ao logar volto no tempo, chego a me emocionar lembrando das horas que fiquei caçando junto de amigos, é especial. Não importa ter gráfico 3D extremamente realista, TIBIA foi e ainda é o melhor game que já joguei. Sua história, gráficos e jogabilidade únicos me fascinam de uma forma que somente quem é ‘das antigas’ como eu poderá entender.

O post de hoje não tem o objetivo de fazer você jogar Tibia, queria apenas mostrar a você como esse jogo “simples” fez parte de minha infância e se tornou um game muito especial… Para mim não tem GTA V, FIFA 2018 ou qualquer outro game que me deixe tão focado e viciado quanto ao Tibia.

“Aqui fica meu agradecimento a CipSoft e toda sua equipe por terem recheado minha infância com quests, hunts e momentos mais que especiais!”

Mas… E para você? Qual foi o game que marcou a sua infância? Conte logo abaixo nos comentários! 😉