Está chegando a época mais fria do ano e com ela um acessório especial começa a acompanhar nosso dia-a-dia em casa: a pantufa! Quentinha, confortável e praticamente uma meia peluciada com sola, este calçado extremamente útil me despertou a curiosidade. Afinal, como surgiu a pantufa?

A história conta que a Pantufa é um calçado de origem oriental que foi encontrado diversas vezes com enfeites de ouro em túmulos do século II. Como se sabe, é costume no Japão retirar os calçados ao chegar em casa e colocar pantufas de palha para, assim manter a casa limpa. Quando os ocidentais chegaram no Japão, não conheciam este tipo de costume e entravam nas casas sem retirar seus calçados. Para estas situações foram criadas pantufas especiais que poderiam ser utilizadas por cima dos sapatos.

Para se ter ideia, a palavra pantufa vem do francês pantoufle que, por sua vez, deriva do italiano pantofole que, também por sua vez, vem do grego panta – que significa todo – e phellos – que significa cortiça.

como surgiu pantufa tricurioso 1

Isto porque as primeiras pantufas eram feitas de cortiça, material maleável e confortável, perfeito para acomodar nossos pés trabalhadores. Foi só no século XVII que, na França, as pantufas começaram a ganhar formatos e tecidos mais confortáveis e interessantes. Na época, elas eram revestidas de lã e fizeram tanto sucesso que a empresa que a reinventou, fundada por Charles Amos em 1795, empregou mais de 2 mil funcionários para fazer tais calçados.

Em sua origem, todas as pantufas eram abertas atrás, porém com o tempo foram ganhando novos formatos como as fechadas, sapatilhas e chinelos. As cores também começaram a ser variadas rapidamente, assim tendo modelos para todos os gostos.

Gostou dessa história? Comente!