No ano de 2014, o site Yahoo acabou sendo hackeado por um grupo de hackers, o que fez com que 500 milhões de contas fossem divulgadas sem autorização. Após 4 anos desde a invasão, finalmente um dos participantes de tal crime acabou sendo julgado. O canadense Karim Baratov, de 23 anos, foi condenado a cinco anos de prisão por ter participado da invasão em 2014.

Baratov acabou confessando sua culpa em 2017 e ainda disse que na época não sabia que estava trabalhando para espiões do Serviço Federal de Segurança da Rússia, agência de informação que ‘substituiu’ a grande KGB, já que ele não pesquisava quem eram os clientes que o contratavam para os serviços ilegais.

Hacker yahoo

Baratov também terá que desembolsar US$ 250 mil para pagar uma multa definida pelo tribunal. Segundo algumas autoridades responsáveis pelo caso, o canadense teria recebido cerca de US$ 1,1 milhão para invadir contas de e-mails de jornalistas, oficiais do governo e de funcionários que prestam serviços financeiros, sem falar de alvos que eram de interesse tanto dos russos quanto dos americanos. Segundo informações, o dinheiro recebido teria sido usado para comprar uma casa e carros de luxo.

Ao confessar sua culpa em novembro do ano passado, Karim Baratov disse ter invadido contas de pelo menos 80 pessoas e repassou essas informações para os espiões da agência. O juiz responsável pelo caso decidiu reduzir sua pena de 10 para 5 anos em consideração a idade e o fato de Baratov não ser reincidente. Para quem não sabe, reincidente é aquele que comete o mesmo crime mais de uma vez.

karim baratov hacker

Preso desde de março de 2017, Baratov, que ainda se encontra em custódia, disse que se arrepende do que fez e pretende ser um ‘homem melhor’ após sair da cadeia. Em 2016 o Yahoo divulgou uma lista das possíveis coisas roubadas no ataque feito em 2014:

  • Nomes;
  • Endereços de e-mail;
  • Números de telefone;
  • Datas de nascimento;
  • Senhas criptografadas;

O que você achou? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar 😀