Se você alguma vez já foi a uma formatura sabe que todos os estudantes que estão prontos para receber grau da formatura utilizam roupas bastante especificas. Dentre estas está um acessório bastante curioso que lembra muito um babador, mas afinal, por que os formandos utilizam isso?

Vamos começar dando ‘nome aos bois’. O babador na verdade se chama jabor e para compreende-lo precisamos entender a origem de toda a beca. Tudo começou na França quando os magistrados – funcionários do poter público com certa autoridade – utilizavam um modelo interessante de traje tanto durante as solenidades quando nas audiências e sessões.

Após, no século XIII esse traje, chamado de beca, começou a ser usado também no meio acadêmico quando os primeiros reitores começaram a surgir, sendo eles as autoridades máximas dentro da instituição de ensino. O grande objetivo destas vestimentas era diferenciar as pessoas, demonstrando o mérito e também a responsabilidade social que aquela pessoa possuía, assim como o uniforme dos militares que demonstra suas respectivas patentes.

por que formandos usam babador tricurioso

Mas o que compõe a beca? Onde está o tal jabor? Vamos por partes, tal como Jack, o estripador.

Beca: É a vestimenta que deve ir até o calcanhar e possuir mangas longas que alcancem os dedos das mãos.

Capelo: Este também pode ser chamado de Barrete e é o chapeu que possui um pingente que só pode ser usado após o recebimento do grau. Ele deve ser posicionado acima do ombro esquerdo.

Jabor (finalmente): Seria apenas um acessório, ele deve ter a cor do curso que o formando está concluindo.

Faixa abdominal: É a faixa usada na altura da cintura que também segue a cor do jabor definida pelo curso do formando.

Capa: Por último, todo o formando deve utilizar uma capa acima da beca e sobre os ombros.

Minha formatura está chegando e só de pensar em tudo isso, já estou com calor. hehe E você, já usou este traje? Gosta de protocolos? Comente!