Este é um acessório do nosso dia-a-dia que, além de proteger nossos olhos dos raios UVA e UVB, também acabam sendo parte de um gigantesco segmento de moda com diversos estilos, cores e marcas. Mas afinal, como surgiram os primeiros óculos escuros? Eu conto pra você, fique tranquilo!

Segundo historiadores, a primeira lente escura que apareceu no planeta terra era uma lâmina verte e pertencia ao Imperador Nero, no século 1. Conta-se que ele era extremamente loiro ou albino e sofria muito com o sol em função de ter olhos muito claros, principalmente quando haviam batalhas nas arenas. Miguel Giannini, dono do museu de óculos Gioconda Giannini, diz que a lente de Nero era provavelmente feita de vidro.

como surgiram oculos escuros tricurioso 1

Porém, o primeiro par de óculos escuros, composto por lentes escuras e uma pesada armação, surgiu na Alemanha durante o século 13. Então, no século seguinte, os franceses trabalharam em um novo design para o acessório, isso além de o rebatizar como ‘pincenez’ (que seria pinça de nariz) já que ficava suspenso sobre o nariz. Após muitas modificações, os óculos escuros como os conhecemos hoje só surgiu no século 17 e até o século 20 era feito com lentes verdes.

Na década de 60 designers de produto trocaram as pesadas lentes de cristal por acrílico e policarbonato, trazendo a moda lentes coloridas que foram a sensação dos anos 70. Atualmente, as melhores lentes do mercado possuem cor verde, marrom, preta ou cinza, isto porque estas absorvem mais de 80% da luz. Para usar o computador as mais indicadas são azuis, enquanto as amarelas são boas para lugares escuros e as rosa, para luzes artificiais. Gostou desta curiosidade? Gosta de usar óculos escuros? Comente!