Nunca morei em zona rural, mas cresci o redor do fogão à lenha de meus pais. Desde o típico da vaquinha até o grande de ferro fundido que hoje eles possuem. Pensando nisso, e sendo aquecida por ele, parei para pensar: Quem inventou o fogão à lenha?

Seu primeiro nome era Tucuruba e ele foi criado pelos índios timbiras e guaranis. Era formado por um buraco feito no chão que devia guardar o fogo, também eram posicionadas pedras ao redor da chama para protege-la e acima delas ficavam as tigelas de barro ou cerâmica. Com o tempo, o fogão foi sendo modificado para facilitar o trabalho de quem cozinhava e ganhou espaço nas cozinhas dos bandeirantes em função do sabor especial que provinha aos alimentos.

quem inventou fogao a lenha tricurioso 1

Após, durante o tempo da escravidão, eram construídos grandes fogões a lenha para que se pudesse cozinhar grandes quantidades de comida para abastecer as senzalas. Além disso, também existiam fogões menores para assar bolos, pães, pudins e outros doces para as casas dos senhores. Com a modernização e a chegada dos fogões a gás, o fogão à lenha caiu no desuso, sendo comuns apenas em áreas rurais. Mesmo assim, grande número de pessoas os possuem em suas áreas de lazer para fazer alimentos durante o inverno no calor do fogo.

Gostou da curiosidade? Comente!