Curiosidades

O que é ser colarinho branco?

Quando eu estava assistindo TV, acabei escutando a seguinte frase: “Ele é colarinho branco”, não foi a primeira vez que escutei isso, porém, nunca fui atrás para saber o que era e pensei que outras pessoas também poderiam ter essa dúvida, então estou aqui lhe explicar o que é ser colarinho branco. Espero que gostem!

O crime colarinho branco foi instituído, inicialmente, nos Estados Unidos pelo criminalista (Que se dedica ao direito penal) Edwin Sutherland, que era um renomado sociólogo estadunidense. Edwin definiu o crime do colarinho branco como “um crime cometido por uma pessoa respeitável e de alta posição (status) social de Estado, no exercício de suas ocupações”. No Brasil, o termo define um crime cometido por uma pessoa de elevada respeitabilidade e posição sócio-econômica… Inclusive, aqui temos VÁRIOS colarinhos brancos, não é?

O nome “colarinho branco” é dado para que possamos identificar que o ladrão é uma pessoa que usa terno, gravata e camisa, ou seja, características que nunca ligaríamos à imagem de um ladrão, por isso o nome.

Então agora que você sabe o que significa o crime do colarinho branco, toda vez que passar na TV você poderá explicar para sua família e amigos o real significado… Legal, né? O que achou do post? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar este post, assim mais pessoas podem tirar suas dúvidas! 😀

Você também pode gostar de