Hoje em dia, as redes sociais fazem partes da nossa vida. Afinal, conectar milhões de pessoas ao redor do mundo muitas vezes com o mesmo interesse a um toque ou clique de você é simplesmente revolucionário. Hoje a primeira coisa que faço após acordar é pegar meu celular e checar as notificações.

Mas nem sempre nossa vida foi assim, pelo contrário, na maior parte da história da humanidade sequer utilizávamos redes sociais, principalmente se você nasceu na década de 80 ou bem no início da década de 90, redes sociais podem parecer algo mais recente para você. Isso é um dos motivos de pessoas mais velhas não se adaptarem, é uma mudança radical na forma que nos comunicamos, mas já virou tendência entre jovens e adultos.

redes sociais

Mas afinal, quem iniciou tudo isso? Então vamos responder essa pergunta. Lá em 1995, um jovem norte-americano chamado Randy Conrads abriu um site com acesso por parte dos internautas de forma paga com o objetivo de reencontrar amigos de escola, o Classmates. A rede social não possuía muitos dos recursos atuais, como publicação de fotos e vídeos, nem um feed e muito menos mensagens privadas, era basicamente uma lista com alunos dos principais colégios dos EUA e Canadá com formas de contato (telefone, e-mail, etc…)  está ativo até hoje, mas obviamente caiu em desuso graças ao crescimento de redes sociais como o Orkut ou o My Space em 2004, ou até o Facebook que só se popularizou anos depois.

redes sociais 1

Mas muita gente cria controversas sobre. Se você não considerar o Classmates com o argumento de que “uma rede social é maior que isso”, sua resposta pode ser o Six Degrees, de 1997. Nele, você tinha mensagens privadas, perfis, gerenciamento de contatos e os famosos murais. Depois de criar-se uma tendência de rede social, diversas vieram em seguida. Friendster, LinkedIn, MySpace, Orkut, Facebook, Twitter, Google Plus e outras mais recentes, como o Amino, Reddit, Instagram e o Snapchat.

Mas e você? conhecia o Classmates ou o Six Degrees? Não? Deixe aqui nos comentários, queremos saber a sua opinião!