Ontem assisti o tão aclamado e odiado filme A Bruxa e, por se passar num tempo antigo, todos utilizavam lampiões para iluminar a noite e isso me deixou curiosa: Afinal, quando surgiu o lampião? Eu descobri e agora vou contar a você!

Para quem não sabe, o lampião é um objeto cujo objetivo é iluminar ambientes, em geral é construído com uma armação de metal ou até mesmo cerâmica. Ele também possui um anteparo transparente que na maioria dos casos é o vidro para proteger a chama do vento, chuva, etc. Esta chama é abastecida através de um combustível que pode ser querosene, gás e até mesmo vagalumes, conforme o costume na China Antiga. Eles também possuem uma alça para que possam ser carregados.

como surgiu lampeao tricurioso 1

Ele surgiu muito antes da energia elétrica, sendo inventado em 1792 e através dele foi possível aumentar as jornadas de trabalho nas fábricas, já que agora era possível ver com clareza mesmo sem a luz do sol. Ele também foi muito utilizado como sinalização náutica e ferroviária no século passado, também eram usados no metrô de Nova Iorque e foi essa a inspiração de Martin Nodell e Bill Finger ao criar o personagem Lanterna Verde.

Você conhecia essa história incrível? Comente!