A industria de videogames não brinca em serviço. De verdade, não importa a categoria ou grandeza do jogo em si, mas toda semana algum jogo foi lançado para alguma plataforma, seja o PC, PS3, PS4, Wii U, Xbox One, Wii, ou Switch. Porém, obviamente, alguns desses jogos se destacam, seja pelo seu nome de peso na industria ou o que o jogo se propõe a ser desde seu anúncio.

Na indústria de jogos, há meio que um “Oscar dos videogames”, que é o VGA – Video Game Awards. O VGA possui várias categorias, assim como Oscar, desde melhor jogo online a melhor jogo mobile ou melhor jogo de portátil. Mas assim como o Oscar, ele possui sua categoria principal: O Game of The Year, ou popularmente conhecido como GOTY. Nos últimos 3 anos, a forma de se fazer videogames mudou. Agora, estúdios são capazes de investir milhões e milhões nesse mercado, batendo gigantes do cinema. Por isso, jogos que ganham essa categoria, tem um peso considerável na industria.

videogame money

Por isso, hoje o TriCurioso irá falar um pouco mais sobre os últimos 5 jogos que ganharam a premiação.

Vamos voltar para o ano de 201, o ano em que haviam rumores do iPhone 5c e 5s, o PlayStation 2 foi descontinuado, Barack Obama é reeleito, a morte de Chorão, Hugo Chávez, temos a renúncia do Papa, enfim… Um ano cheio de atrações, entre elas, o lançamento do tão aguardado GTA V, inicialmente para PlayStation 3 e Xbox 360. Só para você ter uma ideia, o jogo arrecadou US$ 1 bilhão em apenas 3 dias, vendendo 11.2 milhões de cópias apenas no primeiro, continuando no ranking dos jogos mais vendidos no PS4, Xbox One e PC, lançamentos posteriores.

Como era de se esperar, ele venceu a categoria de GOTY, deixando BioShock Infinite, Tomb Raider, The Last of Us e Super Mario 3D World no chinelo!

Já em 2014, tivemos a indicação de Dark Souls II, Bayoneta 2, Hearthstone, Middle-earth: Shadow of Mordor e Dragon Age: Inquisition. Surpreendendo muita gente, o GOTY do ano de 2014 não foi Dark Souls II, muito menos Bayonetta 2, mas sim Dragon Age: Insquisition. Sim, o RPG lançado pela BioWare no final do ano venceu a categoria de melhor jogo do ano, o que não é exagero, o game lançado para PS4, PS3, Xbox One, Xbox 360 e PC é um dos mais requisitados jogos do ano, sendo inclusive citado como o 89° melhor game RPG de toda a história pela IGN. Merecido!

Dragon Age: Inquisition

Já em 2015, tivemos grandes lançamentos! Bloodborne, Super Mario Maker, Fallout 4, The Witcher III e Metal Gear Solid V. Nomes de peso estavam aí, mas não deu para ninguém! O vencedor foi The Witcher III, nada inesperado. Ele segue um estilo de RPG mundo aberto, que virou uma espécie de inspiração para todos novos nomes de RPGs que surgissem dali para frente, como Horizon Zero Dawn. Se você não jogou o game que foi lançado para PC, PS4 e Xbox One, jogue!

The Witcher III

Já em 2016, tivemos grandes jogos voltando à cena! DOOM, Uncharted 4, Titanfall 2, Inside e Overwatch. Overwatch é um caso curioso, já que a ideia que a gigante dos jogos MOBA Blizzard poderia vacilar (e muito) em seu primeiro FPS. Porém, isso não aconteceu, Overwatch é um jogo incrível, com fator replay infinito, fanbase gigante, jogo ativo sempre, enfim… Tudo que um FPS precisa hoje, ganhando o prêmio de jogo do ano. Justo!

No ano de 2017, tivemos uma overdose de jogos incríveis no mercado. Wolfestein II, Super Mario Odyssey, Splatoon 2, Horizon Zero Dawn, Persona 5, Fortnite, PUBG, Cuphead, Resident Evil 7, Persona 5, The Legend of Zelda: Breath of The Wild, enfim… mas os indicados foram somente PUBG, Horizon Zero Dawn, The Legend of Zelda: Breath of The Wild, Super Mario Odyssey e Persona 5. Mas não deu para ninguém, o público e a crítica aclamaram esse jogo, muitos até comparando com a febre de GTA V, sendo inegavelmente o melhor jogo de 2017. O game exclusivo de Wii U e Nintendo Switch, The Legend of Zelda: Breath of The Wild foi considerado o melhor jogo do ano de 2017.

Resultado de imagem para zelda breath of the wild

Mas e você? Jogou todos os GOTYs? Achou algum deles injusto? Comente para nós!