Muitos brasileiros – inclusive eu – sonham com o dia que poderão visitar ou até mesmo morar em outro país. Porém, uma das primeiras preocupações na hora de tomar esta decisão é relacionada a segurança. Pensando nisso, hoje decidimos contar para você não apenas qual é o país mais seguro do mundo, mas sim os 5 mais seguros. Acompanhe a lista e surpreenda-se.

Para chegar a estes resultados, foi utilizado o relatório da Global Peace Index que é feito desde 2008 e revela de forma anual quais são os países mais seguros do mundo. Nesta lista são analisados 163 países, assim compondo 99,7% da população mundial, a partir de 23 pontos qualitativos e quantitativos. Uma curiosidade interessante é que a Europa monopoliza a lista, tendo 8 dos 10 países mais seguros do mundo. Pois bem, vamos conhecer então os 5 países mais seguros do nosso planeta.

5º posição: Dinamarca com 1.337 GPI

qual pais mais seguro mundo tricurioso 4

Este país conhecido por ser parte do trio de maior destaque da Escandinávia, ao lado da Noruega e Suécia. Lá a segurança é digna de palmas, isso além da felicidade da população, sendo considerado o segundo país mais feliz do mundo. Os únicos problemas que levam a Dinamarca a 5ª posição são o grande índice de importação de armas, impactos terroristas e conflitos internos.

4ª posição: Áustria com 1.265 GPI

qual pais mais seguro mundo tricurioso 3

A Terra de Mozart se destaca não apenas na segurança como também em termos de satisfação pessoal. Além do famoso compositor, diversos outros talentos da sétima arte também nasceram por lá, assim tendo um grande estímulo local a cultura que certamente influencia no fato de serem o país com um dos maiores índices de Desenvolvimento Humano. Porém, apenas 3 fatores relacionados a segurança tiveram notas iguais ou maiores a 2.0, sendo eles a percepção de criminalidade – 2.0, presença de policiais/oficiais de segurança – 2.6, e acesso a armamento – 2.0. Já os demais alcançaram menos de 1.7 pontos.

3ª posição: Portugal com 1.258 GPI

qual pais mais seguro mundo tricurioso 2

Portugal tem melhorado a cada ano, desde o primeiro relatório realizado em 2008, o país já subiu 11 posições graças a estabilização de sua crise financeira que tem melhorado cada dia mais a estabilidade interna do país. Por lá, o custo de vida é baixo e a vida é calma, assim sendo destino escolhido por muitas pessoas que desejam ter segurança, receptividade e um bom clima.

Os crimes por lá ocorrem principalmente através de furtos de oportunidade e violência doméstica. No entanto, os números não são expressivos, logo a população não vive com medo. Na verdade, o sistema judiciário é muito eficaz por lá, além disso a força policial também é muito respeitada e esta é a maior virtude do sistema de segurança de Portugal.

2ª posição: Nova Zelândia com 1.241 GPI

qual pais mais seguro mundo tricurioso 1

Por lá tudo é na medida, desde a política a economia, tudo é estável. Também há um grande respeito aos direitos humanos e a segurança é impressionante. Com cerca de 4,5 milhões de habitantes, sua natureza é algo a se destacar tornando viver por lá um deleite para os olhos. Na Nova Zelândia, é raro ver a força policial utilizando armas de fogo, isto porque o sistema funciona muito bem, tornando assaltos a civis – por exemplo – algo extremamente raro.

Por lá, o que mais se vê são assaltos a estabelecimentos comerciais, porém com poucas ocorrências. A Nova Zelândia também é um dos países mais prósperos e menos corruptos do mundo.

1ª posição: Islândia com 1.111 GPI

qual pais mais seguro mundo tricurioso

Desde o início da produção destes relatórios a Islândia ocupa a primeira posição, isto porque lá praticamente não há crimes violentos, as crianças podem ficar sozinhas nas ruas, é extremamente tranquilo aceitar caronas de estranhos e parece realmente o lugar perfeito quando o assunto é segurança.

Para se ter ideia, a taxa de homicídios não excede 1,8 para cada 100 mil habitantes enquanto no Brasil, por exemplo, correm 30,5 casos a cada 100 mil habitantes também. Em geral este tipo de crime acontece uma vez por ano e em grande maioria das vezes são cometidos por pessoas alcoolizadas ou que sofrem com distúrbios mentais. O principal fator a grande segurança do país é a igualdade social.

Então, já sabe qual país visitar e/ou morar? Comente!