Viajar de trem é uma experiência incrível por si só. Você pode testemunhar vistas deslumbrantes da natureza, vastos campos, cidades repletas de pessoas ou intermináveis ​​extensões de terra sem qualquer sinal de vida. Mas, você já reparou que várias pedras pequenas são colocadas ao longo dos trilhos? Afinal, para que elas servem?

Essas pedras fazem parte da chamada faixa de lastro e servem basicamente para dar mais estabilidade aos trilhos que poderiam se deslocar ao longo do tempo devido às vibrações do trem, expansão do calor, entre outros motivos. Além disso, elas impedem o crescimento de plantas e evitam o desgaste excessivo do metal. Por isso, essas pedras são bastante importantes para dar mais segurança, conforto e durabilidade à linha férrea.

Durante a construção de uma ferrovia, a faixa de lastro é geralmente colocada antes dos dormentes da estrada de ferro. O dormente é um suporte retangular que normalmente é mantido perpendicular aos trilhos. Eles são geralmente feitos de madeira ou concreto pré-moldado, sendo que este último é mais amplamente utilizado nos dias atuais. A função dos dormentes é manter os trilhos na posição vertical de forma precisa e devidamente espaçados. Por final, ocorre a instalação dos ferros do trilho.

para que servem aquelas pedras nos trilhos do trem 1

Mas não é qualquer tipo de pedra que é encontrado nos trilhos. Por exemplo, se você colocar pedras lisas e redondas no lastro, elas poderão rolar e deslizar umas sobre as outras quando um trem passar pelo local, fracassando em seu objetivo principal, que é justamente fornecer estabilidade. Por isso, são utilizadas pedras de um tipo específico, geralmente britas que são duráveis e irregulares o suficiente para não se mover demasiadamente.

Outro aspecto importante do lastro é que ele sela toda a água que possa estar ao redor dos trilhos. Isso não significa que o lastro isole completamente a linha férrea da água, o que seria impossível, mas facilita a drenagem ao redor e abaixo dos trilhos de modo que a água não fique acumulada e comprometa a estabilidade do solo.

Por isso, sempre que passar por uma linha de trem, evite pegar as pedras e jogá-las em algum outro lugar. Afinal, se elas estão ali, consequentemente desempenham alguma função.

Achou interessante? Deixe o seu comentário!