O corpo humano é algo repleto de dúvidas, mas uma em especifico sempre me deixou confuso: Por que os homens tem o famoso Pomo-De-Adão (Gogó)? Sério, eu passei anos da minha vida tentando encontrar alguma função para ele estar em nosso lindo pescoço… mas eu nunca encontrei, não sei nem o porquê dele ser exclusivo do sexo masculino, já que as mulheres não o possuem. Bom, tendo isso em vista, decidi trazer para vocês um post dedicado a essa dúvida. Espero que gostem!

Eu já escutei muitas pessoas falando que o gogó é, na verdade, uma parte da maçã que Adão não conseguiu engolir, porém ele é resultado da convergência de duas partes do corpo humano: a cartilagem da tireoide e a laringe. O formato que conseguimos tocar quando passamos a mão no pescoço é a pontinha da frente da cartilagem da tireoide que tem a função parecida com a de um escudo. E aí vai a bomba: As mulheres tem SIM o pomo-de-Adão, entretanto não é tão visível como de nós, homens.

por que os homens tem gogo tri curioso

Nos homens o gogó fica visível devido ao fato de termos ossos maiores e proeminentes, sem falar que as laringes crescem de um jeito para mulheres e de outro para homens. Nesse caso, a laringe tem que crescer conforme o tamanho dos ossos maiores e com isso acaba “empurrando” a cartilagem para frente deixando ela mais exposta, formando deste modo o gogó. Interessante, não?

Outra coisa que também explica o fato de aparecer nos homens e não nas mulheres é a voz, isso mesmo. Os homens, por terem uma voz mais grossa, precisam de uma estrutura maior abrigar as cordas vocais. Simples assim.

por que os homens tem gogo tri curioso 1

Mas o que você achou? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar esse post para seu amigo (a) 😀