Se você já observou de perto uma barata que está prestes a morrer, deve ter notado que, na maioria das vezes, ela cai de costas antes de “partir para o outro mundo”. Mas, apesar de ser um fenômeno relativamente comum no mundo das baratas, nem sempre elas morrem de barriga pra cima.

As mortes nas quais as baratas caem de costas geralmente são causadas por inseticidas, que afetam o sistema nervoso desses insetos e geram espasmos musculares. Depois de tombar, a barata não consegue se endireitar, afinal seu sistema nervoso está em colapso, e eventualmente acaba morrendo desse jeito.

No entanto, na natureza, por exemplo, você não encontrará muitas baratas morrendo ao cair de costas. Na mata, seus principais inimigos são predadores, como lagartixas, morcegos, aranhas, escorpiões, entre outros. Desse modo, elas não terão chiliques nervosos provocados por toxinas antes do último suspiro. Além disso, as baratas podem se endireitar com relativa facilidade na natureza, já que existem muitas coisas no chão (como folhas, galhos, detritos orgânicos, etc.) que podem servir de apoio para elas se endireitarem.

por que as baratas morrem de barriga pra cima 1

Como você observou, os inseticidas afetam negativamente o sistema nervoso das baratas. Suas pernas (seis no total) precisam de constante estimulação dos nervos para permanecer em uma posição “dobrada”. Em palavras mais simples, uma barata saudável tem suas pernas um pouco tortas graças a um monte de nervos em cada par de pernas que ajudam a controlar seus movimentos. É por isso que uma barata sem cabeça ainda pode se mover sem rumo certo e tentar se reorientar antes de morrer.

A maioria dos inseticidas são neurotoxinas. Basicamente, são venenos que afetam os nervos. Esses venenos tendem a inibir uma enzima chamada colinesterase que quebra um neurotransmissor chamado acetilcolina (ACh). O resultado direto disso é que o sistema nervoso da barata recebe um excesso de ACh, que pode então desencadear espasmos musculares, tremores e pequenas convulsões. Isso resulta na derrubada da barata intoxicada em suas costas.

Curiosamente, nem todas as baratas que caem de barriga pra cima acabam morrendo. Algumas se esforçam muito para se endireitar, mas desistem depois de cansarem e optam por fingir de mortas. No momento em que alguém as toca com uma vassoura ou qualquer outro objeto, suas pernas se agarram a alguma coisa e elas se levantam instantaneamente. Quanta malandragem, hein!

Interessante, não é mesmo? Comente!!!