Em geral, sou bem tranquila quando o assunto é ruído alto, sendo que a única coisa que me irrita é ouvir música no último volume – indo contra todo mundo que adora ficar surdo ouvindo música. Porém, meu namorado é extremamente revoltado com ruídos altos, recolher a louça e os pratos baterem um no outro já é motivo para ouvir um grito: ISSO AI AMANDA, QUEBRA TUDO SEM DÓ NEM PIEDADE. Enfim, por que barulhos altos irritam? Acabo de conhecer dois termos bem interessantes que definem bem pessoas que possuem esta hipersensibilidade relacionada a barulhos, são eles hiperacusia e misofonia.

O que é hiperacusia?

A hiperacusia é quando alguém sente uma dor tremenda e um zumbido crônico ao ouvir um cachorro latir ou um telefone tocar. Esta intolerância pode ser enlouquecedora e atrapalha muito as pessoas que a tem. Apesar de não haver muitos estudos sobre, sabe-se que este problema em geral se desenvolve após a pessoa ter sido submetida a um som extremamente alto que feriu seu nervo auditivo.

Neste caso, as pessoas com hiperacusia tem uma reduzida tolerância a sons altos que diretamente causam irritação ao ouvir sons comuns do dia-a-dia tais como uma risada, aspirador de pó e outros. Além do estresse, estes sons podem causar dor de cabeça e vertigem.

por que barulhos altos irritam tricurioso

O que é misofonia?

Misofonia deriva de uma palavra grega e significa aversão ao som, sendo este um distúrbio que causa na pessoa uma intolerância a diversos barulhos que escuta. Para este tipo de pessoa, o problema não está no som alto, mas sim naqueles barulhinhos (DUDU, TE DIAGNOSTIQUEI!). Ou seja, quem possui misofonia se irrita facilmente com o clique da caneta, teclas do teclado, barulho de vidro ao lavar a louça e diversos outros. Acontece que, apesar das brincadeiras, este é um problema sério que pode causar problemas às pessoas que convivem com isso.

Conforme o quadro de misofonia vai se agravando, é possível que a pessoa sinta arritmia, falta de ar e sério nervosismo ao ser submetida a essas situações e o problema não é relacionado a audição, isso porque grande parte dos misofônicos escutam perfeitamente. A questão esta justamente com a reação que a pessoa terá diante a estes sons, isto porque acontece uma alteração nas ondas cerebrais com ondas mais rápidas que causam hipersensibilidade.

Em ambos os casos é de suma importância que e procure um especialista para que, assim, você possa encontrar uma forma de viver melhor diante destes dois problema sérios.