Em meio às multidões de visitantes e com inúmeras atrações nos parques da Disney para desfrutar, é relativamente fácil se perder no local. Felizmente, você sempre pode encontrar um funcionário por perto para apontar na direção certa do lugar pra onde você deseja ir, não é mesmo? Bem, se você tiver a oportunidade de fazer esse pedido a algum deles, irá notar algo bem peculiar. Eles não apontarão para direção alguma usando apenas o dedo indicador. Mas, por quê?

Todos os membros do elenco (como são chamados os funcionários dos parques temáticos da Disney) são ensinados em seu treinamento a sempre apontarem para as direções com dois dedos em vez de um. A primeira razão para isso é que apontar com o dedo indicador é considerado bastante indelicado em muitas culturas e países.

Cada um dos parques da Disney possui uma clientela internacional considerável, de modo que o gesto mais “inofensivo” com os dois dedos se tornou uma norma entre os funcionários, em um esforço para serem sensíveis e receptivos com todos os visitantes que prestigiam o local. Os funcionários até apelidaram carinhosamente de “o apontamento da Disney”.

disney point tricurioso

Repare que esse funcionário usa a tática de apontar usando o dedo indicador e o médio juntos.

Além disso, esse gesto com dois dedos também tem uma relação direta com a história da Disney. Alguns pesquisadores da longa história da companhia acreditam que o próprio Walt Disney costumava apontar as coisas desse jeito, pois ele normalmente portava um cigarro equilibrado entre os dois dedos. Embora hoje você não encontre os membros do elenco fumando um cigarro enquanto indica a direção de uma montanha-russa, a tradição de apontar com dois dedos ainda continua de pé.

Por isso, fique de olho na próxima vez que estiver no Disney World no modo como os funcionários gesticulam. É bastante provável que eles façam o uso de gestos que possam parecer estranhos à primeira vista, mas que foram simplesmente desenvolvidos para atender melhor os visitantes, independente de suas culturas. Pode até parecer algo simples, mas talvez esses pequenos detalhes sejam responsáveis em boa parte pelo fato dos parques da Disney serem considerados lugares “mágicos”.

Você já visitou a Disney ou tem vontade ir? Deixe o seu comentário! 😀