Curiosidades

Existe fobia de realizar provas?

Acho que poucas pessoas no mundo devem apreciar o momento em que estão tendo seus conhecimentos testados através de provas elaboradas com base no conteúdo apresentado até então. Não sei vocês, mas eu odeio essa prática até hoje… Porém, será que alguém tem fobia a realizar provas? Vamos descobrir!

Sim, meu amigo e minha amiga. Existe a testofobia, uma palavra meio complexa para explicar um medo simplesmente irracional a fazer provas durante a vida escolar e acadêmica. Vale lembrar que fobia não é brincadeira ou ‘frescura’, inclusive a testofobia pode causar grande tensão, ansiedade incontrolável, tremor, imenso medo do fracasso e até mesmo problemas mais graves.

Tudo piora com relação a importância do teste, pessoas que sofrem desta fobia podem passar muito mal só em pensar em prestar vestibular. Inclusive, muitas das pessoas que possuem este transtorno acabam abandonando o aprendizado ainda na escola simplesmente por não suportar o gigantesco nível de estresse que pode até mesmo causar graves problemas de saúde. Os primeiros casos apareceram ainda nos anos 50 e desde então continuam a acontecer esporadicamente, a parte mais triste é que a testofobia atrapalha muito o desenvolvimento social da pessoa assim como o emocional e comportamental.

Caso você esteja sofrendo com este problema ou conheça alguém nesta situação, a orientação é sempre buscar um médico e receber tratamento especializado para que tanto o sofrimento físico quanto o emocional podem ser realmente desgastantes e causar até mesmo problemas intelectuais. Para tratar a testofobia em geral é feita psicoterapia, tratamento cognitivo comportamental e também através do uso de medicação antidepressiva para evitar a ansiedade. A recuperação pode levar meses para acontecer, porém a melhora é progressiva e é preciso ter persistência.

Você conhecia esta terrível fobia? Comente!

Você também pode gostar de