Quando o NES (Nintendo Entertainment System) foi lançado no Japão em julho de 1983, ninguém podia prever o sucesso estrondoso que ele faria tempos depois. Combinando jogabilidade e detalhes nunca antes vistos no mercado anteriormente, o “Nintendinho” deu origem a gêneros e franquias memoráveis, que provaram ser fundamentais para o desenvolvimento dos jogos como conhecemos hoje, além de também criar vários clássicos.

Isso significa que é muito difícil selecionar apenas dez jogos para incluir nesta lista. Por isso, resolvi incluir os jogos que foram inovadores de alguma maneira e que também desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento da minha paixa pelos videogames.

10. Castlevania

os 10 melhores jogos da historia do nes nintendinho 10

Ao juntar uma atmosfera obscura, histórias envolvendo vampiros e uma trilha sonora marcante, não teria como esse jogo dar errado, não é mesmo? Nesse jogo você controla Simon Belmont, que tenta derrotar o Drácula contando com todas as habilidades de seu chicote poderoso. No decorrer do jogo é possível adquirir novas armas que fornecem características bem diferentes que podem te ajudar a derrotar inimigos ou simplesmente destruir candelabros pelo castelo.

9. Yie Ar Kung-Fu

os 10 melhores jogos da historia do nes nintendinho 9

Apesar de ser um jogo com uma premissa bem simples, Yie Ar Kung-Fu é visto por muitos japoneses como a base para os jogos modernos de luta. Foi por causa do sucesso desse jogo da Konami que outras empresas passaram a investir nesse gênero. A CAPCOM usou Yie Ar Kung-Fu como inspiração para criar Street Fighter, que traria mais personagens ao enredo e promover melhorarias no sistema da barra de life.

8. Final Fantasy

os 10 melhores jogos da historia do nes nintendinho 8

A saga dos quatro jovens Guerreiros da Luz que partem juntos para derrotar as forças do mal e salvar o mundo foi tão bem aceita pelo público que rende sequências até os dias atuais. Além disso, Final Fantasy acabou salvando o futuro de sua empresa desenvolvedora, a Square, que estava prestes a falir e acreditava que esse seria o seu último jogo produzido. No entanto, o sucesso do game foi tão grande que fez a Square se reerguer e continuar com suas operações até 2003, quando foi fundida com a Enix.

7. Duck Hunt

os 10 melhores jogos da historia do nes nintendinho 7

Quem não gostava de caçar patos sem precisar sair de casa nos anos 90? Esse é provavelmente o jogo mais conhecido do NES que fazia o uso da Zapper, a pistola de luz da Nintendo. Com mais de 20 milhões de cópias vendidas, esse jogo se tornou um dos mais vendidos de todos os tempos.

6. Batman: The Video Game

os 10 melhores jogos da historia do nes nintendinho 6

Na maioria das vezes, os jogos baseados em filmes não possuem jogabilidade e história tão boas quanto os fãs gostariam que tivesse, mas esse aqui acertou em cheio (considerando as limitações da época, claro). Esse jogo de plataforma apresentava vários estágios legais, como as ruas e esgotos de Gotham que tinham detalhes bem aprimorados para a época.

5. River City Ransom

os 10 melhores jogos da historia do nes nintendinho 5

Esse jogo é um dos maiores clássicos do gênero popularmente conhecido como “briga de rua”. A trama segue as aventuras de dois estudantes do ensino médio, Alex e Ryan, que cruzam a cidade de River City com o objetivo de resgatar a namorada de Ryan, Cyndi, das garras de um vilão chamado Slick. River City Ransom foi , sem dúvidas, um dos jogos do NES que mais me divertia durante o período de férias escolares.

4. Mega Man

os 10 melhores jogos da historia do nes nintendinho 4

Nenhum dos desenvolvedores esperavam que Mega Man tivesse o grande sucesso que alcançou, mas quando conseguiu, ele estabeleceu uma das franquias mais duradouras e bem sucedidas dos games. Seu co-criador, Keiji Inafune, usou o personagem Atro Boy como inspiração para a criação do herói. Outro fato interessante é que o Mega Man deveria ter sido branco originalmente, mas acabou adquirindo uma cor azul para que as trocas de armas se destacassem melhor.

3. Contra

os 10 melhores jogos da historia do nes nintendinho 3

O que dizer desse jogo incrível onde soldados enfrentam inimigos, máquinas e até mesmo alienígenas para atingir o seu objetivo final? O game gira em torno do soldado Bill Rizer e seu parceiro Lance Bean, que são enviados para atacar uma ilha que serve como sede do Red Falcon, um exército alienígena que planeja dominar a Terra. Não tem como ser “contra” uma história dessas, né?

2. Super Mario Bros

os 10 melhores jogos da historia do nes nintendinho 2

Super Mario Bros é a base da maioria dos jogos de plataformas. Esse jogo fez praticamente tudo certo e estabeleceu uma tradição com a franquia que continua até hoje. O objetivo do jogo é resgatar a Princesa Peach das forças do principal vilão, Bowser.

1. Super Mario Bros 3

os 10 melhores jogos da historia do nes nintendinho 1

O que acontece quando você pega a fórmula que tornou o original tão clássico e amplifica tudo isso até o próximo nível? Foi assim que surgiu o Super Mario Bros 3. Os gráficos são bons, a música é icônica e a jogabilidade é lendária! Sucesso instantâneo quando foi lançado, Super Mario Bros. 3 pode ser facilmente considerado o melhor jogo do NES, e muito até o apontam como o melhor jogo do Mario já lançado. Mas vamos deixar essa última discussão para uma outra oportunidade.

Qual jogo do NES você sentiu falta na lista? Deixe o seu comentário! 😀