Conecte-se conosco

Oi, o que você está procurando?

Curiosidades

16 fatos curiosos sobre a Mongólia

Pode não ser o destino turístico mais popular do mundo, mas a Mongólia é certamente um país que tem muitas coisas interessantes a oferecer. Com uma grande parte da população ainda apegada a um estilo de vida nômade, esse país se torna o lugar perfeito para testemunhar um modo de vida relativamente pouco modificado ao longo dos séculos.

Apesar de geralmente ser apenas conhecida como a terra do famoso Genghis Khan (considerado por muitos o maior conquistador de territórios da história), a Mongólia possui muitas outras curiosidades que merecem ser compartilhadas. Aqui estão 16 delas.

1. Genghis Khan, nascido em 1162, formou o Império Mongol em 1206. O Império Mongol é também o maior império contíguo da história mundial, pois chegou a cobrir 22% da área total da Terra. No entanto, após o falecimento de Genghis Khan, o império foi dividido em quatro reinos.

2. Estima-se que durante o tempo de Genghis Khan, mais de 40 milhões de pessoas morreram devido a suas batalhas de aquisição de novos territórios.

Estátua de Genghis Khan.

3. O país é famoso por seu estilo de vida nômade. A Mongólia é uma das últimas nações do mundo a ter uma proporção tão alta de nômades entre sua população.

4. Com uma temperatura média de -1,3 grau Celsius, a capital da Mongólia, Ulaanbaatar, é a capital mais fria do mundo. A segunda capital mais fria é Astana, no Cazaquistão, com temperatura média anual de 3,5 graus Celsius.

Propaganda. Role para continuar lendo.

5. Com uma altitude média de 1580 m acima do nível do mar, a Mongólia é um dos países mais altos do mundo.

6. O primeiro sistema de escrita da Mongólia foi encomendado por Genghis Khan, que não sabia ler ou escrever.

7. O país não tem saída direta para nenhum oceano. No entanto, o território mongol tem vários lagos que cobrem uma área relativamente grande de 16.003 quilômetros quadrados.

8. Airag é a bebida tradicional da Mongólia e é basicamente uma mistura com leite fermentado de mula. Apesar de parecer estranho, esse leite fermentado traz  vários benefícios para a saúde, principalmente para o sistema digestivo. O valor social e cultural da bebida por lá é semelhante ao do vinho na França.

Vai um Airag aí?

9. A Mongólia é o país mais escassamente povoado do mundo. Apesar de ser o 18º maior país em território no mundo, possui uma população de apenas 3 milhões de habitantes.

10. O país é propenso a terremotos, alguns dos quais são de natureza severa. No entanto, devido à baixa densidade populacional, os terremotos geralmente não causam grandes danos à vida humana.

Propaganda. Role para continuar lendo.

11. Após a morte de Genghis Khan, o budismo se tornou uma religião dominante. Hoje, o budismo é a religião mais difundida no país e os habitantes geralmente aderem aos ensinamentos budistas tibetanos.

12. A Mongólia é considerada um dos países mais seguros do mundo para os visitantes.

13. Curiosamente, existem mais mongóis vivendo na China do que na própria Mongólia.

14. Bokh é o estilo luta mais popular da Mongólia. A sua prática remonta os tempo de Genghis Khan, que usava o esporte para manter seu exército em boa forma. Este esporte também faz parte da celebração da independência nacional, o Naadam.

Lutadores de Bokh durante uma competição.

15. O país também é chamado por muitos de “Terra do Eterno Céu Azul”, pois ostenta um céu totalmente limpo durante os mais de 250 dias de sol todos os anos.

16. Devido a certas limitações geográficas, não são cultivadas pimentas no país. Por causa disso, as comidas tradicionais da Mongólia são geralmente suaves e não picantes.

Propaganda. Role para continuar lendo.

Lugar interessante, não é mesmo? Deixe o seu comentário! 😀

Leia Mais

Bizarro

“O que você quer ser quando crescer?” é muito comum ouvirmos essa pergunta quando ainda somos criança e logo pensamos em inúmeras possibilidades, porém...

Curiosidades

Você com certeza já deve ter assistido à algum jogo de futebol na vida, certo? Ok, então acho que você também reparou que quando...

Curiosidades

Os restaurantes fast food são bastante frequentados, principalmente para quem precisa fazer um lanche de baixo custo e delicioso. existem diversos desses restaurantes espalhados...

Curiosidades

Desde pequenos estamos acostumados a ouvir perguntas do tipo: “O que você quer ser quando crescer?” e consequentemente começamos a pensar sobre isso. Mas...

Bizarro

A Noiva Cadáver é uma das animações mais famosas do mundo e um dos trabalhos mais conhecidos do Tim Burton. Mas se você nunca...