Quando o assunto é desastres naturais, os tsunamis sempre figuram entre os piores em termos de destruição geral e perda de vidas. Eles rivalizam com os terremotos em sua capacidade de devastar repentinamente uma enorme área. Nos últimos anos, esse tipo de fenômeno tem sido o grande responsável pela devastação de grandes faixas urbanas em países como Indonésia, Tailândia, Japão e até mesmo em partes do Chile. Porém, o que é um tsunami de fato?

Tsunami é o nome que se dá a uma série de ondas oceânicas catastróficas que são geralmente causadas por um terremoto submarino, deslizamento de terra submarino ou até mesmo pela erupção de vulcões. Os tsunamis também podem ser o resultado do impacto de um meteoro ou cometa em uma vasta área coberta de água, embora fenômenos dessa magnitude sejam bastante raros. A origem da palavra tsunami vem da língua japonesa e significa “onda portuária”.

o que e um tsunami 1

Assim como uma pequena rocha pode provocar o surgimento de pequenas ondas ao ser lançada em um lago, um tsunami é o resultado de uma grande movimentação abrupta da terra em regiões oceânicas, onde uma grande quantidade de ondas se propagam para longe do ponto central do deslocamento inicial. Essas ondas podem viajar até incríveis 800 quilômetros por hora, com comprimentos de onda que se estendem de 100 a 200 quilômetros. No entanto, devido ao seu grande comprimento de onda e baixa amplitude, a detecção de tsunamis em águas profundas nem sempre é uma tarefa fácil. Para se ter uma ideia, até mesmo os navios em alto mar raramente notam a sua passagem.

Mas à medida que o tsunami se aproxima da costa de uma praia as coisas mudam completamente. A velocidade e o comprimento da onda diminuem, mas a sua amplitude cresce de maneira tão significativa que a onda se torna claramente visível. Em outras palavras, quando a onda atinge águas rasas ela até diminui a sua velocidade, mas compensa todo o seu potencial devastador ao expandir a sua altura, que pode chegar até 30 metros.

A maioria dos tsunamis ocorrem no Oceano Pacífico, mas esse fenômeno pode acontecer em qualquer lugar que tenha uma grande concentração de água.

Curtiu o post? Compartilhe e deixe o seu comentário!