Pode ser muito triste para o dono de um cão perceber que seu companheiro ficou cego. Cegueira é uma condição de saúde que pode afetar cães de qualquer idade. Alguns são completamente cegos, enquanto outros têm apenas uma perda parcial de sua visão. Há várias razões para cegueira em cães, mas também existem formas de como apoiar o seu amigo peludo. Um bom começo é se educar a respeito da cegueira em cães.

como os caes cegos vivem tricurioso

Causas de cegueira em cães

Há muitas razões para cegueira em cães. Alguns podem ter nascido cegos, outros, devido a alguma hereditariedade, desordem congênita. Também existem os que se tornam cegos como resultado de ferimentos ou doenças. Algumas raças podem apresentar uma certa pré-disposição ao desenvolvimento de doenças que afetam e degeneram a visão enquanto também é possível perdê-la gradualmente devido ao processo de envelhecimento, o que é natural. A cegueira é um problema comum da saúde de cães mais velhos. Contudo, há uma série de condições de saúde específicas que causam este problema.

Convivendo com um cãozinho cego

como os caes cegos vivem tricurioso05

Apesar de tudo, cães cegos podem levar uma vida normal e feliz! Assim como as pessoas cegas, nossos companheiros podem aprender a se adaptar ao ambiente e confiar sua movimentação pelo mundo se guiando por outros sentidos. Maior parte dos cães com cegueira se ajustam de forma muito rápida ao que os circunda. Alguns passam por períodos difíceis de transição até se acostumarem, especialmente quando a cegueira é súbita, porém, na maioria dos casos, conseguem tirar de letra.

como os caes cegos vivem tricurioso03

O cachorro Tervel, que desenvolveu cegueira após sofrer agressões, junto a seu amigo Pidditat, que o ajudou a viver mais feliz. Antes de se encontrarem, Tervel não saía de sua cesta.

Cachorros que começam a perder gradualmente a visão podem se adaptar ao longo do tempo, por vezes, sem muita interferência de seus donos. Muitas pessoas demoram a perceber que seu amigo peludo está ficando cego até o levarem para lugares diferentes. Quando um cão perde sua visão repentinamente, os sinais são mais dramáticos e ele precisa de um apoio maior. Eles colidem com as coisas e se assustam facilmente, assim precisando de maior proteção e guia de seus donos, e, claro, muito carinho!

E aí, curtiu? Então, CÃOpartilhe! 😉